Notícias

Processos de batelada: SABESP implanta solução patenteada

Publicado em 04/07/2017 às 10:38:24

Sabesp implanta solução patenteada que aumenta a eficiência da retirada de clarificado em tratamento de efluentes

bf

A Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo, a Sabesp, implantou uma solução patenteada que aumenta a eficiência da retirada de clarificado em tratamento de efluentes. Esta solução foi aplicada nos sistema que operam por processo de batelada. A patente dos removedores flutuantes é uma solução brasileira  inovadora que, além de otimizar, permite a continuidade do processo mesmo em caso de manutenção.

A alternativa soluciona diversos problemas constatados pela Sabesp nas suas atividades como, por exemplo, a perda excessiva de sólidos, dificuldade de acesso aos pontos de manutenção, fragilidade dos sensores indicadores de abertura e fechamento da válvula de descarte e a instabilidade do sistema de sustentação e flutuação.

Removedor flutuante  Decanter B&F DC

O Decanter utilizado pela Sabesp é destinado aos processos de tratamento de efluentes em Sequencial Batch Reactor (SBR), ou reatores por processo de batelada. Por ser composto por aço inoxidável AISI 304 ou AISI 316 é altamente resistente à corrosão, ataques químicos e raios ultravioleta. Com um conjunto de bloqueio ele impede a entrada de esgoto bruto nas fases de entrada dos efluentes e mistura, além de evitar o arraste de lodo e espuma durante a fase de aeração.

O grande diferencial fica por conta do sistema de abertura e fechamento da válvula que é auto regulável controlado apenas por meio de uma válvula atuada de descarte na saída do reator, dispensando o uso de equipamentos eletropneumáticos.

Os pontos positivos do equipamento são a sua fácil instalação, o baixo custo de operação e a alta capacidade de vazão, resultado de uma grande superfície de coleta do removedor flutuante. Conheça outras vantagens da solução patenteada adotada pela Sabesp:

Eliminação da perda de sólidos

O removedor flutuante Decanter B&F DC elimina quase totalmente a perda de sólidos junto ao efluente final. Durante a fase de esvaziamento do clarificado, o equipamento atua como bafle. Somado a isso, a grande superfície de coleta e a baixa taxa de velocidade garante ao sistema uma retirada laminar, sem que o lodo decantado seja juntamente retirado e evitando o arraste de espuma e material sobrenadante.

Válvula automatizada

O emprego da válvula atuada no Decanter nos processos de batelada, além  garantir maior eficiência na retirada do clarificado, representa sensível eficiência no custo de operação. Isso porque, ao dispensar o uso de válvulas eletropneumáticas, diminui-se também a manutenção, as falhas de automação e problemas decorrentes de quedas de energia.

Sem interrupção por manutenção

A solução patenteada adotada pela Sabesp possui outro ponto positivo: sua instalação é prática e não exige interrupção nas operações do sistema de retirada do clarificado para possíveis manutenções.

Estabilidade do sistema de sustentação e flutuação

De aço inoxidável, o Decanter é robusto. Seu sistema conta com duas câmaras independentes de flutuação, braços articulados fixos na parede do tanque e limitadores de profundidade por cabo de aço inoxidável, o que confere maior confiabilidade e estabilidade do equipamento durante as operações. Além disso, o removedor flutuante conta com um sistema de ajuste de flutuação com lastros de compensação, garantindo melhor flutuabilidade.

A solução patenteada é uma inovação brasileira da empresa B&F Dias e representa um grande avanço na otimização de tratamento de efluente de sistemas em processo de batelada.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *