NOTÍCIAS

A automatização de processos industriais

Vivemos plenamente a era digital! Nosso dia-a-dia mudou radicalmente na última década! Nossos meios de comunicação evoluíram rapidamente da imprensa falada, escrita e televisiva para o mundo das redes e da interação instantânea nos meios sociais, rádio, TV e dos meios bancários!

fabrica

Ficamos diante da opção de nos adaptar ou estar excluídos – rotulados de “dinossauros” e não sobreviver!  Os recursos digitais dominam todos os cenários – da comunicação, aos transportes, ao agronegócio, ao entretenimento e da indústria em especial!

A automação industrial lidera a corrida por competividade em todos os segmentos. A automatização de processos industriais é indispensável à conquista da liderança em cada setor. Processos automatizados baseiam-se em algoritmos cada vez mais desenvolvidos. Impraticável conciliar uma gestão eficiente de processos produtivos na ausência de conhecimentos técnicos que os suportem.

A lacuna entre universidade e indústria coloca muitos profissionais diante da necessidade de suplementar sua formação técnica. Princípios e fundamentos sólidos são indispensáveis.

O Portal Tratamento de Água oferece através de seus cursos compactos a oportunidade de preencher este espaço vazio de forma prática, concisa e objetiva.

Ao participar do curso compacto Fundamentos para Controle de Processos Industriais você terá a oportunidade de solidificar conceitos indispensáveis, utilizar bases matemáticas nas interpretações, acrescentar práticas consagradas em entidades de ponta, explorar fronteiras obscuras no dia-a-dia profissional, encontrar resposta às principais “zonas cinzentas” que ainda perdurem neste tema. Tudo isto, aprendendo e assimilando de forma natural e cumulativa. E para sempre!

Concretamente, dividido em 7 capítulos em 2 módulos, o curso resgata os fundamentos essenciais que o deixarão inteiramente à vontade para tratar questões básicas tais como:

  • Você encontra alguma dificuldade em propor ou interpretar algum esquema de controle automático através de fluxogramas?
  • Já lhe são totalmente dominados os termos controle em cascata, em “split-range”, razão e seleção? E controles antecipatórios com compensação dinâmica (“lead-lag”)?
  • Você está preparado para elaborar estratégias de controle mais sofisticadas como “limites cruzados”?
  • Você está confortável em combinar estratégias de controle contínuas com as discretas?

Igualmente para questões mais intrigantes tais como:

  • Você já compreende perfeitamente como reage um processo dinamicamente de 1ª. Ordem ou isto ainda lhe é nebuloso?
  • Você se sente à vontade para falar de sintonia de controladores?
  • Até onde os controles por realimentação são suficientes?
  • Como estabelecer o diferencial (delta P) em função da dinâmica do processo para o dimensionamento de válvulas de controle ?
  • Você fica seguro ao determinar a característica das válvulas de controle?
  • Você se sente à vontade para descrever um Sistema Digital de Controle Distribuído – os tais SDCD´s?
  • Você esteve confortável durante o último TAF – Teste de Aceitação em Fábrica que participou?

Ao final você terá elevado seu conhecimento da ciência de controle industrial a um novo patamar, de maneira prática e expedita.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS: