NOTÍCIAS

Raro fenômeno atmosférico é apontado como causa do apagão na Europa

Raro fenômeno atmosférico é apontado como causa do apagão na Europa

Raro fenômeno atmosférico é apontado como causa do apagão na Europa

Anomalia, que provocou oscilações nas linhas de alta voltagem, decorreu de variações extremas de temperatura no interior da Espanha, aponta operadora de energia em Portugal

Um raro fenômeno de vibração atmosférica induzida é apontado como a causa do apagão na Europa que atingiu países da Península Ibérica. Segundo a Redes Energéticas Nacionais (REN), operadora de energia em Portugal, essa anomalia, que provocou oscilações nas linhas de alta voltagem, decorreu de variações extremas de temperatura no interior da Espanha.

Raro fenômeno atmosférico

As oscilações causaram falhas de sincronização entre os sistemas, provocando sucessivos distúrbios na rede interconectada europeia. A queda de energia provocou pane da sinalização, dos serviços telefônicos, e das linhas ferroviárias e metroviárias nos dois países.

Segundo a empresa pública Administrador de Infraestruturas Ferroviárias (Adif), ligada ao Ministério dos Transportes da Espanha, o serviço de trens no país está suspenso até segunda ordem.

“Solicita-se aos passageiros com viagens planejadas que não se dirijam às estações. Continuaremos a fornecer atualizações”, informou a Adif. De acordo com a REN, a normalização completa da rede pode levar até uma semana, por conta da “complexidade do fenômeno e da necessidade de reequilibrar os fluxos de eletricidade em âmbito internacional.”

Fonte: Valor


 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS:
Aterro sanitário em Manaus vai gerar biogás a partir de lixo urbano

Aterro sanitário em Manaus vai gerar biogás a partir de lixo urbano

O Centro de Tratamento e Transformação de Resíduos (CTTR), construído em Manaus, no Amazonas, vai aproveitar as emissões de gases do efeito estufa geradas na decomposição do que é descartado em toda a Região Metropolitana para produzir biogás. Com um terço das obras concluídas, a nova infraestrutura já pode começar a receber resíduos de todos os municípios localizados em um raio de 150 quilômetros da capital.

Continuar lendo »

ABES e Caesb promovem webinar sobre as estruturas de saneamento que serão visitadas durante o 33º Congresso da ABES

Nesta sexta-feira, 23 de maio, às 14h30, a Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES), em parceria com a Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb), realiza um webinar que antecipa os bastidores de algumas das principais operações de abastecimento e tratamento de água e esgoto do país, estruturas que estarão abertas à visitação durante o 33º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental (CBESA), promovido pela ABES, entre os dias 25 e 28 de maio, em Brasília.

Continuar lendo »