BIBLIOTECA

Análise de viabilidade técnica e econômica de desenvolvimento de equipamento de medição remota através do uso da rede mundial de computadores (internet) e protocolo tcp/ip para para micro consumidores (hidrômetros residenciais)

Resumo

O Trabalho analisa a viabilidade técnica e econômica do desenvolvimento de um equipamento de medição remoto conectado diretamente a internet (sinal IP) para ser acoplado junto a hidrômetros residenciais individualizados. O usuário teria em tempo real dados sobre o consumo e o valor de sua conta parcial da prestadora dos serviços de saneamento local. Estas informações possibilitam o uso consciente do recurso hídrico na residência. Os moradores podem ser alertados quando seu consumo ultrapassar as faixas tarifárias, induzindo este a um uso mais controlado e racional. Para uma família típica de classe média fluminense com medição individualizada, 5 moradores consumindo 250L/hab.dia pela CEDAE, com uma redução de 5% no consumo o tempo de retorno no investimento para a compra do dispositivo de medição remota é estimado em 01 ano. Outra possibilidade de uso racional é para consumos que fujam da média parcial esperada. Através de um alerta ao usuário, este poderá iniciar a pesquisa antecipadamente por eventuais pequenos vazamentos de não fácil identificação, não necessitando esperar a próxima fatura para tomar ciência da questão. Para a mesma família estudada, essa questão poderia custar mais de R$2.220,00. Este tipo de serviço já vem sendo implementado em grandes edificações, principalmente comerciais e industriais. Aplicando-se o conceito de domótica (casas inteligentes), uma tendência mundial, o presente trabalho estuda a possibilidade de se desenvolver um novo equipamento de medição remota para um mercado que surge com grande crescimento, focado no usuário residencial individual, o micro consumidor.

Objetivo do Trabalho

Analisar a viabilidade técnica e econômica do desenvolvimento de um equipamento de medição remoto conectado diretamente a internet (sinal IP) para ser acoplado junto a hidrômetros residenciais individualizados, visando dar acesso ao usuário em tempo real, dados sobre o consumo e o valor da conta parcial. Estas informações possibilitam o uso consciente do recurso hídrico na residência, pois o usuário pode ser alertado quando seu consumo ultrapassar as faixas tarifárias da prestadora do serviço, induzindo este a um uso mais controlado e racional, acarretando até em melhor planejamento financeiro familiar. Também possibilita que consumos que fujam da média parcial esperada sejam alertados ao usuário, que poderá iniciar a pesquisa antecipadamente por eventuais vazamentos, não necessitando esperar a próxima fatura dos serviços de saneamento para proceder por esta busca. Este tipo de serviço já vem sendo implementado em grandes edificações, principalmente comerciais e industriais. Aplicando-se o conceito de domótica (casas inteligentes), uma tendência mundial, o presente trabalho estudará a possibilidade de se desenvolver um novo equipamento de medição remota para um mercado que surge com grande crescimento, focado no usuário residencial individual, o micro consumidor.

Autores: Miguel Alvarenga Fernández y Fernández;  André Amaral Horta;  Rafael Volquind;  Luiz Fernando da Silva e  Ismael Santiago de Assis.

ÚLTIMOS ARTIGOS: