BIBLIOTECA

Uso de cinza de casca de arroz como constituinte da camada de substrato em sistema wetland para tratamento de efluentes

Resumo: Neste estudo foi avaliado o desempenho do Wetland Construído através da utilização de cinzas da combustão de biomassa casca-de-arroz como camada de substrato para tratamento de efluentes, onde foi testada a sua capacidade na depuração do efluente líquido como método alternativo para tratamento secundário de efluentes sanitários. Para tanto, foram analisados os seguintes parâmetros: DBO5, OD, fósforo, nitrogênio amoniacal, condutividade elétrica, pH, cor e turbidez. Estes parâmetros foram medidos por um período compreendido em aproximadamente 4 meses nas amostras do efluente de entrada, efluente oriundo da Estação de Tratamento de Efluentes da Unisinos, e nos efluentes de saída dos dois wetlands (sistema com cinza e sem cinza). Os resultados esperados são o desenvolvimento de metodologia adequada a depuração de efluente sanitário fundamentada experimentalmente; desenvolvimento de um sistema depurador de efluente doméstico utilizando um resíduo sólido industrial e minimização da disposição de RSI em aterro ao conferir uma aplicabilidade fundamentada ao mesmo e alternativa para a substituição parcial de um recurso natural não-renovável, que tende a estar ameaçado de escassez.

Autores: Graziela Taís Schmitt; Regina Célia Espinosa Modolo; Carlos Alberto Mendes Morais; Adriani Daniela Dressler Johann e Tamara Nunes.

Leia o estudo completo: Uso de cinza de casca de arroz como constituinte da camada de substrato em sistema wetland para tratamento de efluentes