BIBLIOTECA

Versáteis e projetadas em contêineres: Como funcionam as unidades móveis de filtração para tratamento de água da Aquamec?

Tecnologia Móvel de Filtração por Membranas: Eficiência e Sustentabilidade

Foto 2023: Rodrigo Teressan. Tanque de testes na fábrica em Itu, São Paulo.

No últimos anos o Brasil avançou nas regulamentações sobre o saneamento básico ao mesmo tempo em que as necessidades da indústria aumentaram no que diz respeito a tratamento de água e reuso. As Unidades Móvel de Filtração por Membranas para tratamento de água são exemplos de inovações tecnológicas sustentáveis que agregam eficiência energética e mobilidade operacional. Seu conceito original busca realizar o que é de mais básico no setor, ou seja, eliminar os materiais orgânicos e microrganismos existentes no líquido e oferecer ao cliente água tratada.

Isto ficou mais fácil, eficiente e menos burocrático com a implementação dos sistemas móveis de filtração. Através de uma unidade totalmente projetada em um contêiner, reproduzimos o que as Estações de Tratamento de Água (ETAs) fazem. As membranas de filtração buscam reduzir da mesma maneira a concentração de poluentes na água. Suas aplicações podem revolucionar a forma como operacionalmente indústrias, governos e outros setores da sociedade reagem ao tratamento e abastecimento de água.

Para tornar viável projetos inovadores como este, a Aquamec conta com um portfólio de equipamentos para sistemas de filtração e ultrafiltração, para o setor industrial e para o tratamento municipal em Estações de Tratamento de Água, de Esgoto e de Água de Reuso.

Os produtos atendem desde aplicações mais simples e tradicionais, até demandas específicas que necessitem upgrade de alta tecnologia empregada como a nano filtração e a filtração por osmose reversa, por exemplo. Entre as opções oferecidas, estão inovações tecnológicas que proporcionam menor consumo energético e maior eficácia operacional do que métodos tradicionais.

Foto 2023: Rodrigo Teressan. Painel de controle da UF. Fábrica em Itu, São Paulo.

Ultrafiltração

Disponíveis para venda ou locação, as unidades móveis de filtração por membranas possuem capacidade de 1 a 210 m³/h. Configurados em contêineres ou em unidades menores, todos os sistemas móveis de filtração (alternativamente MF, NF ou OR) estão equipados com módulos intercambiáveis e removíveis de membranas para fácil manutenção ou eventual upgrade do sistema. A ultrafiltração por membranas tem o objetivo de remover os sólidos suspensos coloides e os vírus presentes na água.

São as membranas de ultrafiltração que permitem que as moléculas de água, sais, cor etc., retenha as impurezas presentes no líquido. Para remover as impurezas retidas nas membranas é necessário realizar avaliações periódicas para remover as partículas que acumularam-se na superfície das membranas.

As unidades móveis de filtração possuem sistemas plug & play, podendo ser operacionalizados em algumas horas. A instalação do contêiner dispensa obras burocráticas de engenharia civil. No local, os engenheiros só precisam conectar a fonte de água, água purificada, drenos, energia e controle remoto, dependendo da disponibilidade/aprovação do local.
Versáteis e indispensáveis para indústrias, governos e diversos setores da economia, as Unidades Móveis de Filtração por Membranas permitem o bloqueio confiável de microorganismos e vírus como Legionella, Clostridium Perfringens e Cryptosporidium.

Também atua na eliminação ou redução de sólidos em suspensão de vários fluxos de água de processo. Atende a produção e purificação de água de refrigeração, reutilização de águas residuais e outros fluxos de água de processo. Utilizam-se também no tratamento e purificação de águas de lagos, rios e poços.

O Aquadrometro

Além de todas essas aplicações, vantagens e processos minuciosos, as Unidades Móvel de Filtração por Membranas são projetadas com um painel de funcionamento totalmente digital em seu compartimento interno. Os contêineres dispões de um sistema PLC (Programmable Logic Controller – Controlador Lógico Programável). Trata-se de um dispositivo de controle digital que serve para gerir e fiscalizar equipamentos e processos industriais. Totalmente programada, as Unidades Móvel de Filtração por Membranas são monitoradas 24hs em nossa central de operações.

Para organizar e mensurar os resultados de todo este trabalho, criamos um indicador sustentável que mede a quantidade de água tratada pelos contêineres, o Aquadrometro. Por meio do site da Aquamec será possível acompanhar a quantidade de cidades atendidas, sistemas de membranas instalados e água tratada por metro cúbico em cada unidade móvel.

Unidades Móvel de Filtração por Membranas da Aquamec estão disponíveis para venda ou locação. São ideais para continuidade na produção, aplicações de comissionamento da planta ou água extra temporária. Os contêiners podem ser implantados como unidades autônomas ou combinadas para necessidades temporárias ou de emergência.

Fonte: aQuamec


ÚLTIMOS ARTIGOS: