BIBLIOTECA

Tratamento de esgotos de pequenas e médias comunidades

Introdução

É grande o número de opções tecnológicas disponíveis para o tratamento biológico de esgotos domésticos. O tratamento biológico utiliza-se de microrganismos já existentes nos esgotos, para transformar os principais poluentes em compostos inertes do ponto de vista ambiental. Em termos mundiais, a lista de tecnologias disponíveis é bastante grande, refletindo o avanço na área de controle ambiental experimentado nos últimos anos. No Brasil, em virtude do clima favorável ao crescimento mais acelerado dos microrganismos responsáveis pelo tratamento dos esgotos, há um campo aberto em termos de processos simples e totalmente naturais para o tratamento dos esgotos. Mas quando não há área disponível, ou quando as condições ambientais são desfavoráveis, há ainda um outro elenco de tecnologias, mais compactas e mecanizadas, que pode ser empregado.

Faça sua inscrição para o curso de Introdução à Qualidade das Águas e ao Tratamento de Esgotos

O tratamento biológico dos esgotos tenta reproduzir os fenômenos naturais de estabilização da matéria orgânica, que ocorrem no corpo receptor. A vantagem é que o processo é feito mais rapidamente (ocupando menos espaço), e em condições controladas. A série de reações que iriam causar uma degradação no corpo d’água ocorrem em condições ambientais favoráveis, na estação de tratamento de esgotos.

Tecnologias de tratamento de esgotos disponíveis

Para facilidade de compreensão, os processos de tratamento de esgotos podem ser divididos entre sistemas simplificados (sem mecanização) e sistemas mecanizados. Os principais processos utilizados são:

esgoto

(…)

Autor: Marcos von Sperling.

ÚLTIMOS ARTIGOS: