BIBLIOTECA

Teste de despoluição das águas do Rio Pinheiros

Uma das linhas de ação que Associação Águas Claras do Rio Pinheiros se propôs a desenvolver é a discussão das alternativas tecnológicas, de processos e de gestão que permitam a revitalização das nossas águas.

Os testes de tecnologias de tratamento das águas do Rio Pinheiros, recentemente realizados por diversas empresas, a partir de proposta da Águas Claras e sob a coordenação da Secretaria Estadual de Meio Ambiente, permitiram um avanço muito interessante.

Os estudos e discussões de que participamos ao longo do tempo indicam, insistentemente, que todos os esforços para coleta e tratamento de esgoto são necessários e insubstituíveis, mas não são suficientes para que as águas de bacias urbanas ganhem qualidade.

A forte presença de cargas difusas nas águas, trazidas pelas chuvas que enxaguam as ruas da cidade, e que são oriundas de todo o território da bacia hidrográfica, obrigam a que se estabeleçam soluções inovadoras para o tratamento das águas dos córregos que chegam ao Rio Pinheiros. Além disso, parcela importante da bacia do Rio Pinheiros ainda é coberta por ocupação informal, a ser urbanizada pelas prefeituras, para que as redes de coleta de esgoto possam então ser instaladas. E o horizonte desta ação não é de curto prazo.

Para fazer o download do arquivo acesse: Teste de despoluição das águas do Rio Pinheiros