BIBLIOTECA

Aplicação de Solavite Hydro para desincrustação de condensador evaporativo de amônia em indústria de bebidas proporcionando eficiência térmica e energética

Resumo

O estudo de caso relata a aplicação de Solavite Hydro em substituição aos tratamentos químicos de dispersantes e inibidor em condensador evaporativo de amônia (NH3) com alta incidência de incrustações implicando em maior custo energético e eficiência térmica reduzida. Observou-se os efeitos de Solavite Hydro durante 200 dias através de observações diretas dos tubos da condensador em teste e de condensador evaporativo testemunha e da analise dos parâmetros químicos da agua dos condensadores. Os resultados comprovam a eficiência de Solavite Hydro na desincrustação do sistema sem qualquer ocorrência de processos corrosivos melhorando a eficiência de condensação.

Situação

Cliente: CERPA – Cervejaria Paraense
Belém – PA
Segmento: Bebidas
Equipamento: Condensador
Evaporativo de Amônia
Marca: GUNTNER

Características da Água

A origem da água de alimentação de processos e de produção da Cerpa é subterrânea. São 3 poços que fornecem água para os processos. A tabela 3 mostra os parâmetros químicos médio da água dos poços no inicio do teste (em janeiro) e na data de avaliação dos resultados em julho 17. Observa-se que há uma uniformidade na qualidade da água nas duas amostras que revelam dureza muita alta, assim como, alcalinidade alta, levando a formação de carbonatos de cálcio.

cerpa

tabela

Tabela 1 – Parâmetros químicos médios da agua de processo e produção dos poços 2 e 3 da Cerpa.

O Problema

As incrustações formadas nos condensadores evaporativos da Cerpa são carbonatos de cálcio. Como pode ser observado nas fotos 2 e 3, a espessura das incrustações é ao redor de 4 a 5 mm com forte aderência aos tubos e muito duras podendo ser removidas apenas com uso de talhadeira.

A quantidade de incrustações afeta a eficiência de troca térmica nos condensadores e implica em aumento do custo energético para troca térmica nos condensadores assim como nos compressores, além de sobrecarga nos compressores e eventuais desarmes.