BIBLIOTECA

Desenvolvimento de software de dimensionamento de instalações hidráulicas

Resumo

A introdução da informática, computadores, softwares e seus meios nas Engenharias merecem destaque na obtenção de resultados com velocidade, precisão e segurança. Assim, foi proposto desenvolver um software que realize cálculos de instalações hidráulicas prediais de água fria e hidrantes. O software foi desenvolvido utilizando a linguagem de programação Object Pascal através do ambiente de desenvolvimento RAD Studio XE3, e sua base de dados desenvolvida pela ferramenta Microsoft Access, com a inserção de dados indicados pela NBR 5626/1998, NBR 13714/2000 e IN 007/2017. O resultado foi a criação do HIDRAUPP, software que realiza os cálculos hidráulicos seguindo os padrões normativos. O HIDRAUPP exibe os dados e resultados obtidos de forma intuitiva, dinâmica e possibilita alterações em tempo real através do próprio sistema. Relatórios são gerados automaticamente exibindo a descrição do projeto, os dados do dimensionamento e o descritivo quantitativo dos materiais empregados no projeto. A linguagem simples e intuitiva, para o uso do HIDRAUPP, permite o seu emprego no âmbito educacional com a vantagem de ser um software gratuito, e o descritivo quantitativo dos materiais possibilita a simulação nos projetos de engenharia.

Introdução

A informática está diretamente relacionada com o desenvolvimento tecnológico ocorrido nas diversas áreas do conhecimento. A utilização de computadores torna-se a cada dia mais indispensável na vida das pessoas, tanto no aspecto pessoal, quanto no profissional, devido a agilidade no processo de armazenamento de informações, simplificando, agilizando tarefas e, assim, otimizando tempo e número de pessoas envolvidas na realização das mesmas (RAMIRO et al., 2014).

Segundo Prebianca et al. (2013), o avanço tecnológico e a possibilidade de acesso à internet, bem como o desenvolvimento de técnicas de inteligência artificial, têm proporcionado aos profissionais da educação uma nova visão sobre o processo de ensino-aprendizagem. Parece vital que no mundo tecnológico atual, a educação se preocupe em utilizar recursos que possam dar conta da demanda crescente de alunos em busca de um ensino mais dinâmico e significativo.

Para Ramiro et al. (2014), o computador é uma ferramenta essencial nas empresas, principalmente na área de projetos, onde existe uma demanda crescente, que acompanha o desenvolvimento econômico e social das cidades. Na educação, ele possui um papel mediador no processo ensino/aprendizagem, sendo a informação disponibilizada através de novas tecnologias, servindo como ferramenta para auxiliar na construção do conhecimento e, principalmente, preparando o aluno para um concorrido mercado de trabalho, deixando de servir apenas como um instrumento de cálculo.

Nas disciplinas essenciais para a formação dos alunos de engenharia civil, como por exemplo, Mecânica dos Sólidos, Isostática e Hiperestática, a informática pode ser utilizada como ferramenta motivadora, auxiliando no desenvolvimento cognitivo, e trabalhando conceitos e fundamentos aprendidos em outras disciplinas. Os professores podem utilizar a informática e seus recursos tecnológicos seja através de softwares pagos, muitas vezes inviáveis devido ao seu alto custo, ou softwares gratuitos, que muitas vezes estão disponibilizados na internet (RAMIRO et al., 2014).

Com o crescente desenvolvimento das tecnologias de informação e de comunicação, esses avanços levam a repensar sobre as metodologias utilizadas no processo de ensino e de aprendizagem, desafiando a buscar condições para um ambiente de aprendizagem que seja interativo e dinâmico (FRIGERI, 2009).

Paloschi (2017) afirma também que a utilização de software na Engenharia Civil tem adquirido cada vez mais importância, por auxiliar na obtenção de resultados numéricos e visuais, e por permitir análises complexas que geram resultados rápidos e confiáveis.

Segundo Nazário e Bento (2016), em um mercado de trabalho competitivo, a capacitação profissional tem sido uma exigência primordial na contratação profissional, pois as empresas desejam profissionais que atinjam ou superem as expectativas do contratante. Para atender essa necessidade se faz necessário que as instituições de ensino formem profissionais que atendam aos requisitos do mercado de trabalho.

É importante também, que o profissional acompanhe o desenvolvimento tecnológico, pois o mercado impõe ao profissional a capacidade de utilizar softwares no desenvolvimento de suas atividades profissionais. Portanto, é necessário que a formação superior contemple não somente a teoria, mas que também permeie a prática para consolidar o uso de tecnologias que venham proporcionar o melhor resultado e desempenho das atividades.

Na engenharia moderna a utilização de softwares facilita e aumenta a produtividade nos cálculos. A engenharia sempre foi caracterizada como uma área de atuação onde a utilização de cálculos é bastante expressiva. A Engenharia Civil não se diferencia neste ponto. Os cálculos fazem a comunicação da teoria para a aplicação prática dos conhecimentos, como por exemplo, nos projetos de um edifício ou uma ponte. Porém com o avanço da computação a utilização de softwares computacionais para cálculos na engenharia se tornou altamente viável, ainda melhor, com os compiladores de linguagem computacional os próprios profissionais e estudantes podem desenvolver softwares que lhes atendam às suas necessidades (SILVA, 2016).

No atual cenário de ensino, pesquisa e extensão da Universidade do Extremo Sul Catarinense, é sabido que os cursos de graduação de Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenharia Civil e Arquitetura tem uma média semestral de 170 discentes que estudam disciplinas que abordam o tema Instalações Hidráulicas. Sendo esse o público alvo do estudo.

Apresenta-se então a seguinte questão de pesquisa: com parâmetros e dados de projetos arquitetônicos e hidrossanitários, pode-se desenvolver um sistema informatizado que demonstre dados relacionados aos cálculos do sistema hidráulico de uma edificação? Este estudo tem como principal objetivo, desenvolver um software que calcule e dimensione instalações hidráulicas prediais de água fria e de hidrantes.

Autores: Otávio de Matos Raupp e Flávia Cauduro.

leia-integra