BIBLIOTECA

Diagnóstico preliminar de sistemas de abastecimento de água – Gestão de eficiência na Sabesp – RA

Resumo

O Programa de Diagnóstico com informações on-line demonstrado neste trabalho, é o aprimoramento de um processo de diagnóstico preliminar de sistemas de água já existente, porém muito trabalhoso pela quantidade de informações envolvidas, utilizado pela Unidade de Negócio RA em seus planejamentos operacionais anuais. O objetivo deste trabalho é apresentar de que forma ocorre o funcionamento deste programa, que utiliza todos os parâmetros de cálculo consagrados para este tipo de avaliação e aglutina diversas informações cadastrais e operacionais de vários processos relativos à produção e consumo executados na SABESP num único site. Através de um painel gerencial pode-se visualizar de forma amigável como um todo ou seletivamente, os atributos de: demanda, produção e reservação, os indicadores de perdas, e a projeção da vida útil dos sistemas da unidade de negócio. As atualizações das informações passam a ser realizadas de maneira mais frequente (mensais), com facilidade de acesso e interações. Torna-se possível consultar e analisar todos os dados pertinentes para uma eficiente avaliação dos sistemas de abastecimentos de água e das evoluções das perdas correspondentes, permitindo inclusive fazer simulações para direcionamento de ações no detalhe para cada sistema. A Unidade de Negócio não só adotou este sistema para suas análises, como está implementando possibilidades de algumas melhorias comentadas neste trabalho.

Introdução

As Unidades de Negócio da Diretoria do Interior na Sabesp, utilizam diversos modelos para a avaliação de seus sistemas operacionais de distribuição de água através de seu histórico de dados de macromedição, micromedição entre outros. Estabelecendo desta forma, alguns critérios de projeto para comparar capacidades de produção e reservação instaladas e demandas ao longo do tempo, antecipando necessidades de intervenções e otimizando a longevidade dos mesmos através dos anos.

Autores: Laercio José Ayres Hansted; Ullisses Cruz de Andrade; Luiz Felipe de Mesquita Luna; Giovani Rodrigues Pereira Scaduto e Gilberto Viera de Campos.