BIBLIOTECA

Sistema de Tratamento de Água para Cogeração de Energia

Sistema de Tratamento de Água para Cogeração de Energia

Tratamento de Água

Apresentação da melhor rota de tratabilidade visando confiabilidade de tratabilidade com baixa demanda operacional

     Local / Cliente:  Goiatuba/GO – Mercado de Açúcar e Álcool

  • Descritivo do Sistema com o que foi realizado, destacando características interessantes:

Sistema de tratamento de água superficial composto por filtro autolimpante, ultrafiltração, osmose reversa duplo passo e eletrodeionização, para alimentação de caldeira de alta pressão para cogeração de energia, com concepção de layout compacto e fluido, ocupando pouco espaço da planta fabril, atendendo à especificação de qualidade de água, promovendo grande seguridade e confiabilidade de processo e operacional.

Pela concepção dos equipamentos já saírem da Fluid Brasil em skids, com todas as interligações internas pré-fabricadas, o que caracterizam o modelo plug’n’play, esta configuração condiciona menor tempo e custo de instalação dos equipamentos na planta do cliente.

Devido à rota de processo definida, o custo operacional ficou menor comparado às alternativas analisadas para atendimento à demanda do cliente, reduzindo a quantidade de purgas, consequentemente aumentando o ciclo de concentração da caldeira, gerando economia devido à redução do consumo de químicos e menor descarte de água superaquecida (energia).

Especificações da planta

Entrada: Turbidez: 40 NTU, Sólidos Suspensos Totais: 40 ppm, Condutividade: 191 µS/cm e Sílica: 22,5 ppm – Saída: Turbidez: < 1,0 NTU, Sólidos Suspensos Totais: <1,0 ppm, Condutividade: < 0,2 µS/cm e Sílica: < 20 ppb.

Pré-tratamento com atendimento à potabilidade: 339 m³/h e desmineralização: 50 m³/h, ampliável para 60 m³/h.

Fonte: Fluid Brasil


ÚLTIMAS NOTÍCIAS: CANA IMPULSIONA ECONOMIA CIRCULAR COM PRODUÇÃO DE BIOMETANO

ÚLTIMAS NOTÍCIAS: HIDROGÊNIO VERDE: BRASIL PLANEJA CONSTRUIR MAIOR FÁBRICA DO MUNDO

ÚLTIMOS ARTIGOS:
Como um sistema anaeróbio produz energia a partir do reaproveitamento do biometano

Como um sistema anaeróbio produz energia a partir do reaproveitamento do biometano

O sistema anaeróbio é um processo de digestão que ocorre na ausência de oxigênio, onde microrganismos decompõem matéria orgânica, como resíduos agrícolas, dejetos animais e resíduos alimentares, para produzir biogás. O biogás é uma mistura de gases, predominantemente metano (CH4) e dióxido de carbono (CO2), sendo que o metano é a principal fonte de energia renovável gerada nesse processo.

Continuar lendo »