BIBLIOTECA

Sistema São Lourenço – O desafio de uma obra de saneamento com características superiores aos das normas usuais

Resumo

84” PN 40. Esta foi a premissa inicial para um novo sistema de abastecimento de água para a cidade de São Paulo, para atender uma população de mais de 2 milhões de habitantes que vem crescendo numa progressão geométrica ano após ano. A busca de soluções de engenharia para atender o desafio foi extraordinária, pois os parâmetros não se enquadravam em nenhuma norma de projeto que pudesse ser totalmente adotada. A pressão está acima do usual para a norma AWWA (saneamento) e o diâmetro acima da norma API (petróleo e gás). Novos materiais, processos de fabricação e técnicas construtivas modernas e inovadoras precisaram ser desenvolvidas e implantadas, baseadas em conhecimentos adquiridos com os anos e com observações em situações semelhantes, porém sem que se tenha um modelo consagrado para a solução desse problema, devido ao ineditismo das situações encontradas.

Introdução

Como toda obra de saneamento, os projetos das tubulações, bombas, válvulas e demais componentes seguem normas e procedimentos consagrados no meio. As normas AWWA (American Water Work Association) e as normas NTS (Norma Técnica Sabesp) sintetizam o “estado da arte” do saneamento, pois agregam o conhecimento técnico acadêmico com as melhores práticas operacionais e construtivas, registradas ao longo dos anos, por diversos profissionais em várias áreas e inúmeras partes do mundo.

É consenso universal, que as normas técnicas, antes de serem um instrumento técnico/científico de registro de conhecimento e guia de boas práticas para situações futuras, elas representam a proposta filosófica para uma dada situação, pois abrangem toda a lógica que permeia um projeto adequado a uma realidade local e à comunidade técnica (projetistas, fabricantes, instaladores e operadores) onde o sistema se insere, daí o risco de se misturar normas, pois os resultados podem não atender a nenhuma delas e há grande possibilidade de que o empreendimento seja um retumbante fracasso.

Durante a fase de elaboração do projeto básico do Sistema Produtor São Lourenço, um fato se apresentou de imediato: a obra apresentava requisitos de pressão (PN 40) acima do previsto nas normas AWWA, porém tinha diâmetros (84”) acima do previsto nas normas API (American Petroleum Institute).

Todo o detalhamento do projeto, desde a matéria prima para a fabricação dos tubos até a seleção de válvulas ficou severamente difícil, pois trata-se de normas cujos objetivos são bastante diversos.

Autor: Adilson Menegatte de Mello Campos.

ÚLTIMOS ARTIGOS: