BIBLIOTECA

Sete Transformações para Cidades mais Equitativas e sustentáveis

Relatório-WRI oferece um roteiro de como desencadear mudanças transformadoras nas cidades

Transformação cidades sustentáveis

Nosso planeta precisa de cidades de sucesso, cidades que sejam centros de inovação e produtividade, cidades onde todas as famílias prosperam, cidades que cumprem a promessa de prosperidade de baixo carbono.

Não estamos construindo as cidades de que precisamos

Uma em cada duas pessoas vive em cidades e 2,5 mais bilhões o farão até 2050.  As cidades produzem mais de 80% do PIB, mas também 70% das emissões de GEE.

Nossas cidades estão crescendo, enquanto a desigualdade aumenta e os meios de subsistência diminuem.

A infraestrutura urbana não está acompanhando o aumento de moradores. Com muitas cidades já lutando para atender às necessidades básicas das pessoas, desenvolvimento global e clima são desafios cada vez mais urbanos.

Um futuro sustentável depende se cidades podem se transformar. Existe um caminho para uma mudança transformadora que pode tornar as cidades mais prósperas, mais igualitárias e de baixo consumo de carbono ao mesmo tempo?

A pandemia do COVID-19 devastou as cidades, expondo desigualdades há muito presentes. Os pobres urbanos são muito mais vulneráveis as doenças mesmo  com simples medidas de proteção.

As cidades não podem funcionar quando os trabalhadores informais não conseguem participar plenamente do economia. As cidades devem emergir desta crise com um foco deliberado em enfrentar desigualdade.

Agora é a hora de um desenvolvimento urbano mais sustentável

Há uma janela estreita para limitar o aquecimento global e adaptar-se aos impactos climáticos. Precisamos de mudanças radicais na forma como usamos energia, produzimos alimentos, administramos a terra e vivemos em cidades. E devemos investir muito mais na construção da resiliência.

Devemos investir em políticas mais equitativas e cidades sustentáveis mais bem preparadas para a próxima crise.

Os líderes urbanos devem traçar um novo caminho com equidade em seu núcleo. Historicamente, as cidades têm sido fontes de inovação e liderança. Muitas cidades com visão de futuro fizeram descobertas nos últimos anos. Mas a maioria das cidades continua no caminho desigual, crescimento inseguro e poluente enquanto recria falhas conhecidas.

Precisamos transformar rapidamente  como as cidades ao redor do mundo são construídas, gerenciadas e vivenciadas.

Este relatório de síntese é o resultado de seis anos de trabalho de mais de 160 autores e revisores em todo o mundo. Ele oferece um roteiro de como desencadear mudanças transformadoras nas cidades.

Apresentamos o que há de melhor pensando em ações e investimentos prioritários que pode criar prosperidade e melhorar os meios de subsistência para todos. É tão relevante para Houston
ou Madrid como é para Delhi ou Lagos.

Quando começamos esta pesquisa, perguntamos se as cidades poderiam prosperar priorizando as necessidades dos menos favorecidos. A resposta é um sim retumbante. Na verdade, podemos criar as cidades de que precisamos apenas se nos concentrarmos em acabar com a desigualdade e revigorar os meios de subsistência. Mas Não há tempo a perder.

Por que este relatório é importante

A pandemia exacerbou as desigualdades espaciais existentes e expôs novas vulnerabilidades. Agora precisamos enfrentar a desigualdade sistêmica nas cidades de frente, voltando a
habitação, espaços públicos, serviços básicos, mobilidade e conectividade para implementar a Nova Agenda Urbana para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Isso também significa fornecendo acesso a redes de segurança social e apoiando as cidades para criar resiliência financeira.

Essa abordagem vem com uma oportunidade única de investir em projetos de baixo carbono e climáticos, infraestrutura resiliente, ao mesmo tempo em que promove a coordenação multinível.

Este Relatório de recursos baseia-se em diversas experiências em cidades em rápida mudança para fundamentar esta visão propondo sete caminhos transformadores concretos para construir um mundo mais justo, verde e futuro saudável.

Fonte: publications.wri

Tradução e adaptação: Flávio H. Zavarise Lemos

leia-integra


LEIA TAMBÉM: SÃO CAETANO/SP LIDERA RANKING DE CIDADES SUSTENTÁVEIS NO BRASIL

ÚLTIMOS ARTIGOS: