BIBLIOTECA

Seca na Europa Julho 2022

Seca na Europa – Julho 2022

O relatório “Seca na Europa”, publicado pelo Centro Comum de Investigação da Comissão Europeia, avalia a situação da seca com base no Observatório Europeu da Seca e vem confirmar que toda a Europa está a ser afetada por longos períodos sem chuva e temperaturas muito elevadas.

A seca que afeta várias regiões da Europa, desde o início do ano, continua a expandir-se e a agravar-se. O Relatório conclui que as condições secas estão relacionadas com a persistente falta de precipitação, que combinada com as primeiras ondas de calor em maio e junho, têm vindo a ter forte impacto na redução do volume de água armazenada.

Resumo

A seca severa que afeta várias regiões da Europa desde o início do ano continua se expandindo e se agravando. As condições secas estão relacionadas a uma ampla e persistente falta de precipitação combinada com ondas de calor precoces em maio e junho.
• O grave déficit de precipitação tem impactado amplamente as descargas dos rios em toda a Europa.
• A redução do volume de água armazenada está causando graves impactos no setor de energia tanto para geração hidrelétrica quanto para sistemas de refrigeração de outras usinas.
• A competição por recursos hídricos é alta e começou mais cedo do que o habitual. Os estresses hídricos e térmicos reduziram o rendimento e o potencial de rendimento das culturas. O abastecimento de água pode ficar comprometido nos próximos meses.

Autores: TORETI Andréa ; MASANTE Dário ; ACOSTA NAVARRO Juan ; BAVERA Davide ; CAMMALLERI Carmelo ; DE JAGER Alfred ; DI CIOLLO Chiara ; HRAST ESSENFELDER Arthur ; MAETENS Willem ; MAGN Diego ; MAZZESCHI Marco ; SPINONI Jonathan ; DE FELICE Matteo

leia-integra

LEIA TAMBÉM: CAMBÉ/PR REALIZA CONSULTA PÚBLICA SOBRE SANEAMENTO BÁSICO

ÚLTIMOS ARTIGOS: