BIBLIOTECA

Estratégias para o enfrentamento da seca no tocante ao abastecimento de água na zona rural do Ceará

Resumo

Visando não deixar as comunidades rurais do Estado do Ceará prejudicadas com a falta de abastecimento de água, após um longo período de estiagem, o SISAR vem trabalhando com várias alternativas e estratégias como por exemplo, mudança de mananciais, perfuração de poços profundos e poços de Jacó, injetamentos em adutoras de engate rápido e recirculação da água de lavagem dos filtros.
As Bacias hidrográficas escolhidas para o estudo foram as do Acaraú e Coreaú, região com sede no município de Sobral.
Com a aplicabilidade de novas tecnologias, para salvar as comunidades do colapso de água, o SISAR está sempre na busca de garantir o abastecimento de água, mesmo enfrentando longos períodos de estiagem, priorizando e fomentando o modelo de gestão sustentável e participativa.

Introdução

A problemática da seca vem atingindo a gestão dos serviços do SISAR, já que estão concentrados em atender a população sem prejuízo para o abastecimento de água das localidades. Para isso, o modelo de gestão vem buscando várias alternativas e estratégias para que a população não fique prejudicada, tais como, mudança de mananciais, perfuração de poços profundos e poços de Jacó, injetamentos em adutoras de engate rápido, recirculação da água de lavagem dos filtros, entre outros.

A adoção dessas ações, permite ao SISAR da Bacia do Acaraú e Coreaú dispor de atendimento adequado em todas as localidades. Mesmo com esse período de estiagem prolongada, nenhuma comunidade ficou sem abastecimento em sua rede de distribuição.

O objetivo do trabalho é avaliar as estratégias utilizadas em serviços de abastecimento de água rurais do Estado do Ceará, geridos por associações comunitárias, com fins de garantir abastecimento à população do campo, frente aos impactos causados pela seca.

SISAR

Segundo Ponte (2011), o SISAR é uma organização não governamental, sem fins lucrativos, formado por associações comunitárias que foram beneficiadas por sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário na zona rural. É um modelo de gestão compartilhada dos serviços de abastecimento de água para a área rural, sendo o suporte técnico, administrativo e social provido pelo Governo do Estado e a CAGECE.

O SISAR gerencia 918 sistemas de abastecimento de água na zona rural do Ceará, atendendo 1.383 localidades, atuando em 80% dos municípios do Estado. Como pode ser observado na Tabela 1, 541.009 pessoas são abastecidas pelo SISAR diariamente.

(…)

Autores: Otaciana Ribeiro Alves; Helder dos Santos Cortez e Cyntia Pereira Nunes de Araujo.

ÚLTIMOS ARTIGOS: