BIBLIOTECA

Estudo de viabilidade do reuso automatizado de água de aparelhos de refrigeração

Resumo

Um sistema hidráulico automatizado pode contribuir para a economia hídrica e financeira, trazendo benefícios ao ambiente. Este artigo apresenta uma proposta de sistema de captação e reutilização da água oriunda de aparelhos de refrigeração. Utiliza-se aqui a integração entre sistema hidráulico e sensores vinculados a uma placa Arduino ou microcontrolador. O sistema proposto monitora o consumo de água e define em quais momentos será utilizada a água reaproveitada ou da companhia de saneamento. Medições do volume de água advindo dos aparelhos de refrigeração, protótipos em escala reduzida e modelos tridimensionais serviram como prova de conceito, demonstrando a viabilidade da solução.

Introdução

A avaliação de desenvolvimento sustentável de uma determinada região é feita a partir do nível de equilíbrio entre a retirada de recursos naturais e o desenvolvimento sócio econômico. Dados divulgados em 2015 pelo World Resources Institute (WRI) apontam que mais de 30 países enfrentarão crises hídricas de alto risco nos próximos 25 anos, de acordo com um relatório que mediu a demanda e a disponibilidade de água em 167 nações. Segundo a Agência Nacional das Águas (ANA), cerca de 48 milhões de pessoas foram afetadas por secas ou estiagens no território brasileiro entre 2013 e 2016.

Segundo TUCCI (2000), a coleta de dados hídricos é essencial para qualquer planejamento adequado. Observa-se que existe a necessidade de modernização do sistema de monitoramento tradicional, por meio de automação, revisão de práticas hidrométricas e ampliação de coleta de dados de qualidade de água e sedimentos.

Diante disso, esse projeto propõe mecanismos que facilitam a reutilização ou reaproveitamento de água condensada que goteja de aparelhos de refrigeração como uma maneira interessante e sustentável para reduzir o consumo de água [MAGRINI 2015], uma vez que é totalmente indicada para práticas de uso não-potável. Essa proposta teve sua viabilidade demonstrada através de um protótipo sistema hidráulico automatizado, onde o controle e monitoramento desse potencial hídrico é feito a partir de sensores e atuadores vinculados a uma placa Arduino.

Autores: Agatha Rodrigues Oliveira de Azevedo; Alfredo Menezes Vieira; Almerindo Nascimento Rehem Neto; Brunna Suellen Martins Barreto; Edlaine Cruz do Nascimento; Ian Sandes Alves; Julia Pereira de Santana e Rubens de Souza Matos Junior.

leia-integra

ÚLTIMOS ARTIGOS: