BIBLIOTECA

Reservatórios hidropneumáticos para a proteção de adutoras por recalque em sistemas de abastecimento de água: estudo de dois casos

Resumo

Embora possam se mostrar extremamente úteis no combate ao golpe de aríete, sendo há muito recomendados para essa finalidade, de modo geral os denominados reservatórios hidropneumáticos não se encontram entre as primeiras opções a serem contempladas em sistemas de abastecimento de água brasileiros. Este trabalho explica o funcionamento desses reservatórios e a forma através da qual atenuam as cargas transitórias em adutoras por recalque. Mostra que, em certas condições de projeto, o reservatório hidropneumático pode ser a solução mais adequada para o controle das cargas transitórias extremas resultantes do fenômeno do golpe de aríete nessas adutoras. Recomenda que a utilização desse dispositivo seja considerada uma opção válida pelos setores responsáveis por sistemas de abastecimento de água. Sua simplicidade operacional pode sobrepujar as aparentes dificuldades motivadas pela necessidade de se observar atenta e frequentemente a pressão de ar e o nível d’água em seu interior.

Introdução

Basicamente, um reservatório hidropneumático (RHO) é um tanque contendo água e ar comprimido em seu interior, interligado à adutora, de modo geral junto à estação elevatória. Assim sendo, quando a adutora tende a ser submetida a acréscimos de pressão, a energia correspondente é transmitida ao ar do reservatório que, comprimindo-se, a armazena como energia elástica.

Inversamente, quando a adutora tende a ser submetida a decréscimos de pressão, a energia correspondente é transmitida ao ar do reservatório que, distendendo-se, cede-a como energia elástica.

A figura 1 ilustra um reservatório desse tipo.

O esquema de funcionamento dessas unidades é extremamente simples, sendo representado na figura 2.

A situação (a) ocorre durante o regime permanente. Nela estão representados o poço de sucção, a extremidade de chegada da linha de recalque, a estação elevatória, o reservatório hidropneumático, as alturas geométrica (Hg) e manométrica (Hman) e a perda de carga na linha de recalque (h), além da linha piezométrica (LP).

As demais situações ali representadas ocorrerão após a paralisação do funcionamento da estação elevatória.

artigo

(…)

Autores: Marcos Rocha Vianna e Márcio Ribeiro Vianna Neto.

ÚLTIMOS ARTIGOS: