Biblioteca

Estudo de viabilidade no reaproveitamento da água dos condensadores evaporativos em uma indústria de alimentos

Publicado em 23/03/2021 às 07:44:53

Resumo

Neste trabalho é apresentado o estudo de viabilidade para a reutilização da água proveniente do processo de arrefecimento de quatro condensadores evaporativos de uma indústria alimentícia de abate de suínos. A empresa descarta na estação de tratamento de efluentes (ETA) grande quantidade de água proveniente destes condensadores. As literaturas pesquisadas abrangem os conceitos relacionados à sustentabilidade no uso dos recursos naturais e a reutilização da água na indústria. Os autores: Boff (2016), Klemes (2012) e Maron Junior (2006) referenciam esta pesquisa. O procedimento metodológico utilizado para a pesquisa é de natureza exploratória, sendo que a empresa estudada não possui nenhum projeto para o reuso de água, que passa pelos condensadores. Desta forma, o pesquisador conduziu junto à indústria um levantamento de dados, com registro dos tempos, possíveis setores onde pode ser feito o reuso da água, comparando o volume hídrico descartado para a ETA e o investimento necessário no projeto de captação e reuso do recurso. Entre os resultados constatados têm-se: a quantidade de água utilizada na limpeza é equivalente ao volume utilizado pelos quatro condensadores e a viabilidade do projeto, que apresenta um prazo de retorno de investimento de 15 meses.

Introdução

Este trabalho apresenta um estudo de viabilidade referente ao reaproveitamento da água dos condensadores evaporativos de uma indústria alimentícia de abate de suínos.

A investigação iniciou a partir da identificação de uma empresa com grande volume de água sendo descartada. Verificou-se que a água ao passar pelo processo de arrefecimento da tubulação dos condensadores evaporativos, precisa ser constantemente trocada, não podendo ser reutilizada para o mesmo processo, sendo a mesma descartada para a Estação de Tratamento de Efluentes (ETA).

Diante disso, surgiu a oportunidade de elaborar este estudo, pois a água é considerada de boa qualidade microbiológica e pode ser reaproveitada para outros fins. Entretanto, este trabalho não apresenta para qual finalidade esta água pode ser reutilizada em definitivo, apenas apresenta o estudo de viabilidade, caso seja possível o reuso na limpeza de quatro setores.

Este estudo tem relevância, pois parte da água utilizada no arrefecimento é provida de poços artesianos. Assim, realizou-se também o levantamento referente ao investimento necessário para a captação e possível reutilização da água, bem como o prazo de retorno deste investimento, com a utilização do método payback.

A pesquisa demonstra os valores referentes ao total de água gasto semanalmente para a limpeza de quatro setores em comparação com o total de água descartada no processo do condensador. Após elaborou-se a demonstração do investimento necessário para a atividade de reutilização desta água, assim como o cálculo do prazo de retorno do investimento.

Neste contexto o cuidado com o meio ambiente possibilita por meio de projetos a sustentabilidade nos sistemas de produção industrial, onde se observa que a indústria de alimentos produz uma série de resíduos que podem ser reaproveitados (CASTRO et al., 2011).

Autores: Carlos Felipe Zacher; Anderson Hoose; Nilo Alberto Scheidmandel; Cézar Leandro Petri e Adalberto Pandolfo.

 

leia-integra


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *