BIBLIOTECA

Reabilitação de tubulações sem espaço anular pelo método C-Lining

Resumo

As grandes adutoras e redes de distribuição espalhadas pela zona metropolitana de São Paulo, instaladas na sua maioria em ferro fundido sem o devido revestimento de proteção interna sofreram grande deterioração com o passar dos anos. Hoje, além de uma grande quantidade de incrustações, comuns nesse tipo de material, elas apresentam diversos problemas de vazamentos, especialmente nas juntas causando inclusive o seu colapso.
Este trabalho irá apresentar uma solução extremamente rápida, eficaz e com o mínimo de intervenções destrutivas para reabilitar estrutural ou semi-estruturalmente essas tubulações.

Introdução

Existem quilômetros de adutoras espalhadas pela região metropolitana de São Paulo em estado crítico. Uma grande parte desse sistema foi construída na década de 70 e hoje apresenta problemas estruturais causados pela ação do tempo. Nesses casos, a sua substituição se torna inviável por conta das intervenções destrutivas que se fariam necessárias em zonas de alto fluxo de pessoas e veículos. Em contrapartida, os métodos não destrutivos utilizados hoje para recuperação dessas redes comprometem excessivamente a carga hidráulica do sistema, visto que diminuem muito a sessão útil interna da tubulação por conta da inserção folgada (com espaço anular) de tubulação 100% estrutural. A reabilitação pelo método não destrutivo do C-Lining, possibilita a inserção de tubulação em Pead 100% estrutural ou semi-estrutural (dependendo do caso) sem nenhum espaço anular, ou seja, não há perda de diâmetro útil e consequentemente ocorre um ganho substancial na capacidade hidráulica do sistema. Além disso, a baixíssima rugosidade do PEAD (Coeficiente de Hazen-Willian = 150) possibilita uma economia muito grande de energia, o que é altamente benéfico às companhias e departamentos de agua e esgoto. Somamos à tudo isso, a rapidez e segurança na instalação do liner.

Autores: Robson Fontes da Costa; Hélio Cesar Perini Rosas e Felipe Montuorri.

ÚLTIMOS ARTIGOS: