Biblioteca

Desenvolvimento de um protótipo de um sistema de abastecimento de água automatizado

Publicado em 21/05/2021 às 12:17:49

Resumo

É de conhecimento que a água trata-se de um recurso finito, e desta forma deve-se sempre ter em mente ações concretas para seu uso racional. Assim, este artigo tem por objetivo apresentar o resultado parcial referente ao projeto de pesquisa relacionado ao desenvolvimento de um protótipo representativo de um sistema de abastecimento de água, este com um reservatório principal e dois secundários. Neste artigo será apresentado o resultado do projeto elétrico e mecânico, assim como a comunicação do sistema com um dispositivo móvel, utilizando o protocolo “bluetooth”, para assim, realizar o controle de distribuição entre os reservatórios.

Introdução

Os sistemas de abastecimento de água para fins de consumo humano são constituídos de instalações e equipamentos destinados a fornecer água potável a uma comunidade (BRAGA, 2002). No Brasil, a fim de incentivar a redução do desperdício de água, as agências reguladoras têm buscado estabelecer metas de desempenho, além de propor melhores sistemas gerenciais para as concessionárias dos serviços de abastecimento de água (SILVA et al., 2016).

Contudo observa-se em grande parte das cidades do interior do Brasil que a gestão deste sistema ainda se faz de forma manual, com leituras de níveis e controle de válvulas sendo realizada por funcionário do sistema de abastecimento. Nesse contexto verifica-se uma lacuna relacionada ao sistema de distribuição hídrico, o que pode ocasionar imprecisão, perdas e atrasos. Desse modo, recomenda-se a implementação da automação como solução para se obter um melhor sistema de distribuição. Logo, a fim de proporcionar um estudo aprimorado e implementar testes, é necessário primeiramente desenvolver uma plataforma de estudos. Desta forma, o objetivo desse resumo é descrever o desenvolvimento de um protótipo de gerenciamento hídrico, contendo tanques, atuadores e protocolo de comunicação.

Autores: SILVA, Heuler Andrade; MELO, Gabriel Gomes Oliveira; CAMPOS, Gustavo Lobato e SANTOS, Ana Paula Lima dos.

leia-integra


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *