BIBLIOTECA

Estudo de alternativas de proteção do reservatório Pedro Beicht, na reserva florestal do Morro Grande

Resumo

O trecho ferroviário entre as estações de Caucaia do Alto e Aldeinha, da Malha Ferroviária Paulista, intercepta a Reserva Florestal do Morro Grande (RFMG), inserida entre os municípios de Cotia-SP e Ibiúna-SP, e os limites da Serra de Paranapiacaba. Reconhecida há muito tempo por sua importância de conservação, em particular por seus recursos hídricos, foi desapropriada já no Século XX para preservação. A Reserva abriga os reservatórios Pedro Beicht e Cachoeira das Graças, importantes represas do sistema de abastecimento de água do Alto Cotia e a ETA Alto Cotia faz a captação de água na represa Cachoeira das Graças, produzindo 1,2 mil litros de água por segundo para abastecer cerca de 400 mil habitantes.
Dada a relevância ambiental e de abastecimento para a população e cidades do entorno, este trabalho visa detalhar o desenvolvimento de alternativas para um sistema auxiliar de retenção visando a proteção do reservatório Pedro Beicht para o caso de acidentes com derramamento de produtos possivelmente contaminantes ao corpo hídrico ao longo do trecho da ferrovia.
Um total de oito alternativas de retenção foram elaboradas e analisadas em conjunto com outros estudos internacionais e nacionais para que a melhor solução de retenção fosse apresentada levando em consideração a viabilidade ambiental, econômica e eficácia de retenção. A instalação de barreiras new jersey associadas às barreiras móveis flutuantes apresentou-se como uma solução efetiva para proteção do Reservatório Pedro Beicht na Reserva Florestal do Morro Grande.

Introdução

O trecho ferroviário entre as estações de Caucaia do Alto e Aldeinha, da Malha Ferroviária Paulista, intercepta a Reserva Florestal do Morro Grande, no município de Cotia-SP, conforme apresentado na Figura 1. A Reserva está inserida entre os municípios de Cotia e Ibiúna, e os limites da Serra de Paranapiacaba, na zona oeste da Região Metropolitana de São Paulo (METZGER et al., 2006).

Desde há muito tempo, a RFMG já era reconhecida por seu valor para a conservação, em particular por seus recursos hídricos, tendo sido desapropriada no início do século XX, declarada Reserva Florestal em 1979, tombada pela Secretaria da Cultura do Governo do Estado de São Paulo em 1981, e incorporada à Reserva da Biosfera do Cinturão Verde da Cidade de São Paulo em 1994 (METZGER et al., 2006). Hoje, a reserva está sob jurisdição da SABESP, em função dos mananciais que a região abriga.

Dentro da Reserva do Morro Grande estão inseridos os reservatórios Pedro Beicht e Cachoeira das Graças, importantes represas do sistema de abastecimento de água do Alto Cotia. A ETA Alto Cotia faz a captação de água na represa Cachoeira das Graças, produzindo 1,2 mil litros de água por segundo para abastecer cerca de 400 mil habitantes dos municípios de Cotia, Embu, Itapecerica da Serra, Embu-Guaçu e Vargem Grande (SABESP, 2016). A montante do reservatório das Graças está o reservatório Pedro Beicht. Construída na década de 1920, a barragem de Pedro Beicht foi instalada com o objetivo de regularizar a vazão do rio Cotia e garantir a adução de água da ETA Alto Cotia em períodos de estiagem (CUNHA, 1937). Seus principais afluentes são os rios Capivari e Cotia.

artigo

O trecho da ferrovia que corta a Reserva do Morro Grande possui uma extensão aproximada de 10 km e corta os principais afluentes do reservatório Pedro Beicht e diversos outros contribuintes, de menor porte, como pode ser visto na Figura 1. Galerias de passagem foram construídas em alguns trechos para permitir o fluxo natural dos rios por baixo da ferrovia. Assim, em alguns locais, os trens de carga que circulam pela via passam muito próximos ao reservatório. Desta maneira, este estudo teve como objetivo o desenvolvimento de alternativas para um sistema auxiliar de retenção visando a proteção do reservatório Pedro Beicht para o caso de ocorrência de acidentes com derramamento de produtos possivelmente contaminantes ao corpo hídrico.

Autores: Matheus Guilherme Ramin; Ana Carolina Guimarães Antunes; Leandro de Alencar Sorrenti; Silvia Mari Azuma e Camila da Veiga Coutinho.

ÚLTIMOS ARTIGOS: