BIBLIOTECA

Laudo técnico: Projeto Itaguá Azul

Resumo

O objetivo do presente laudo foi a realização de um levantamento tentando entender o porquê da poluição e propor melhorias para que se resolva o problema.

A Bacia Hidrográfica escolhida para o desenvolvimento do laudo foi a bacia do Rio Grande de Ubatuba, porém estudou-se somente a área urbana da mesma que acaba sendo a mais impactada pelo ser humano. É a segunda maior bacia e a mais importante do município por contemplar sua densidade demográfica. Possui uma área de aproximadamente 103 km. Sua composição se dá por uma complexa rede de drenagem dentro de seus limites geográficos, ela abriga cerca de 40 mil habitantes distribuídos em cerca de 20 bairros, possuindo assim a maior densidade demográfica da cidade.

Dentro dos limites da bacia encontram-se altas densidades de ocupação urbana, edifícios, residências, casas de veraneio e outros. Dentre essas formas de ocupação do solo, diversas ocasionam a degradação da bacia, como a ausência de saneamento e o crescimento desordenado. As consequências são: Perda de biodiversidade com redução da vegetação nativa e a fragmentação dos remanescentes florestais, ocasionando perda de resiliência ambiental nos ecossistemas naturais e a perda da qualidade e quantidade de água potável disponível.

Autor: Reginaldo Antonio da Cruz Neto.

 

ÚLTIMOS ARTIGOS: