BIBLIOTECA

Benefícios e impactos na pré operação do empreendimento sistema produtor São Lourenço

Resumo

Considerada a maior obra de saneamento básico em andamento no país, o Sistema Produtor São Lourenço –SPSL, vai captar água na represa Cachoeira do França, em Ibiúna, que é formada pelo rio Juquiá, e percorrerá uma distância de cerca de 83 km, passando pelos pontos de tratamento, reservação e distribuição, entre outros. O Empreendimento é fruto de um contrato de Parceria Público Privado, entre a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo-Sabesp e a Sociedade de Propósito Específico, SPE-SPSL. Estão sendo construídos: uma estação de tratamento de água, estações elevatórias, 78,3 Km de adutora principal e mais 4,9 Km de adutoras auxiliares, além de reservatórios para armazenar água bruta e água tratada. O Sistema terá capacidade nominal de produção de 6.400 litros por segundo, sendo que estão previstos a instalação de diversos materiais e equipamentos mecânicos, hidráulicos, eletromecânicos, painéis elétricos das mais variadas potências, entre outros componentes. Em razão de sua capacidade de produção e característica de localização geográfica, as estruturas principais serão dotadas de equipamentos de grande e médio porte, onde um processo de inspeção eficaz é primordial para garantia dos padrões de qualidade esperados.

Introdução

 

O objetivo deste trabalho técnico é apresentar uma estrutura eficiente para acompanhamento das inspeções de equipamentos e materiais a serem empregados no Empreendimento SPSL, desde as tratativas para definições de critérios de inspeção adotadas pela Sabesp, junto ao Consórcio Construtor, responsável pela execução das obras e seus fornecedores, visando garantir que as especificações técnicas de projeto, bem como a aplicabilidade de todas as normas e critérios técnicos de aceitação sejam cumpridas à risca durante o processo de fabricação, garantindo na fase de pré-operação do sistema, o funcionamento adequado de todos os equipamentos e estruturas.

Trata-se ainda de uma apresentação suscinta dos processos de inspeção aplicados no empreendimento, através de uma descrição objetiva dos principais testes empregados evidenciando o acompanhamento técnico e sistemático realizado junto aos fabricantes de equipamentos, destacando de forma geral os principais testes e ensaios realizados.

Autores: Edilson Lima Alves e José Carlos de Lima.

ÚLTIMOS ARTIGOS: