BIBLIOTECA

Plano regional de esgotos – Pré Itaim/SP

Resumo

Unidade possui uma Célula de esgotos, uma equipe multifuncional, que avalia as bacias e/ou sub bacias de esgotamento que apresentam alto índices de obstruções (ramais ou redes de esgotos) propondo ações preventivas ou corretivas a fim de minimizar o impacto das obstruções à sociedade.
O Plano Regional de Esgotos (PRE) é uma ferramenta usada pela Unidade, para concentrar todos os esforços e mão de obra em setores, quadras, bacias ou sub bacias com maiores incidências de obstruções, tanto em ramais e/ou ligações de esgotos, como em redes coletoras de esgotos.
O Plano Regional de esgotos foi implantado em 2016, em umas das áreas mais críticas da Unidade, no bairro Itaim Bibi em São Paulo, onde estão concentradas duas sub bacias (Uberaba e Sapateiro).
A Sub bacia (11) Uberaba contém seiscentas e onze ligações de esgotos e dezessete mil e oitocentos e noventa e seis quilômetros de rede de esgotos. A Sub bacia (03) Nove de Julho contém mil duzentos e noventa e seis ligações de esgotos e dezoito mil setecentos e cinco quilômetros de extensão de rede de esgotos. A duas totalizam, mil novecentos e sete ligações de esgotos e trinta e seis mil quinhentos e noventa e nove quilômetros de extensão de rede de esgotos. Mapa Temático das Sub bacias apresentadas na Figura 1.

plano-regional-esgotos-itaim-sp

Introdução

Com uma sociedade cada vez mais dinâmica e exigente a Unidade se preocupou em organizar processos de gestão de operações para alcançar melhores resultados através do gerenciamento de recursos e aperfeiçoamento dos processos. O sistema de coleta de esgoto sanitário é de fundamental importância à população pois tem relação direta com a saúde pública, além da sua relevância econômica. Problemas no sistema de coleta de esgotos podem causar refluxo de esgoto no interior dos imóveis e transbordamento de esgoto nas vias públicas através dos poços de visita que atinge os corpos d’água através do sistema de drenagem de águas pluviais, causando sérios prejuízos à saúde e ao meio ambiente, além dos prejuízos financeiros com danos materiais e morais que podem ocorrer. Para atender a necessidade da população e gerenciar com mais foco áreas com maiores índices de obstruções, foi criado o Plano Regional de esgotos (PRE).
Na nossa Unidade em específico, foi implantado o Plano Regional de esgotos – PRE Itaim em 2016, com foco em duas sub bacias, as mais críticas de toda a Unidade.
O presente trabalho contém estudos realizados nas sub bacias Nove de julho e Sabateiro no bairro que se encontravam com as tubulações de redes e ramais assoreados causando frequentes obstruções com retorno de esgotos para imóveis.

Autores: Osmar Brandão dos Santos; Gabriel da Silva Leite; e Clodogildo Lacerda da Silva.