BIBLIOTECA

Avaliação do índice Spad das folhas de pimentas Capsicum Chinense – variedade biquinho irrigadas com águas cinzas (in natura) águas negras tratadas e água da rede de distribuição

Resumo

O tratamento adequado e a destinação final do esgoto doméstico é um problema mundial, principalmente nos países subdesenvolvidos e o gerenciamento destes efluentes reflete na saúde do ambiente e da população. Uma alternativa facilitadora na gestão destes resíduos é a segregação em águas cinzas (provenientes da lavanderia, lavatório e chuveiro) e negras (provenientes da bacia sanitária e pia de cozinha). O reúso de esgoto tratado é uma solução que pode estar agregada a segregação, desde que seja feita de forma segura.

O presente trabalho avaliou, ao final de um ciclo de cultivo, o índice SPAD de culturas da pimenta Capsicum chinense – variedade biquinho, irrigadas com águas cinzas (in natura) e negras tratadas em reator anaeróbio. Após a aplicação dos testes estatísticos foi observada diferença significativa entre os grupos: água da rede de distribuição e águas cinzas; água da rede de distribuição e águas negras tratadas; águas cinzas e águas negras tratadas.

Introdução

O reúso de águas está intrinsicamente ligado ao combate à sua escassez, este deve ser feito observando-se os padrões de qualidade para preservar a saúde dos usuários. Os benefícios desta atividade são fatores favoráveis para promoção de atividades sustentáveis.

A segregação de esgotos domésticos em águas cinzas e negras é uma ação que muitas vezes, pode viabilizar o tratamento, e ainda, o reúso do efluente. Segundo Rebelo et al.. (2012), “A segregação dos efluentes é uma ação facilitadora no processo de tratamento, visto que os métodos de tratamento para as águas negras e cinzas podem ser diferenciados, sendo estas as preferidas para reúso em atividades com fins não potáveis. ”

O reúso para irrigação, é uma prática crescente no Brasil, principalmente em regiões que apresentam baixas precipitações médias anuais, assim, a água da rede de distribuição pode ser destinada exclusivamente a fins mais nobres. As águas cinzas não recebem contribuições das bacias sanitárias, porém, apresentaram grande carga de Coliformes Totais e E.coli (chegando a uma ordem de grandeza de 106 UFC / 100 mL ). Muitos países utilizam águas cinzas brutas, para irrigação de jardins e descargas de vasos sanitários, o que não é aconselhável por oferecer riscos à saúde, no Brasil, a prática deve ser feita obedecendo-se as legislações específicas.

Os esgotos domésticos possuem nutrientes que podem auxiliar no desenvolvimento das plantas, os mesmos quando lançados no ambiente podem provocar impactos negativos e causar problemas aos recursos hídricos e ao meio ambiente. Reatores anaeróbios em geral, não apresentam eficiência significante na remoção de compostos orgânicos não biodegradáveis como o nitrogênio e fósforo, por outro lado, segundo Chernicharo et. al (2007), o tratamento anaeróbio fornece uma eficiência de remoção de 40 a 75% para DQO e de 45 a 85% para DBO.

Em geral as pimentas da espécie Capsicum são bem adaptáveis a regiões de clima tropical, o que favoreceu a escolha da espécie. Segundo a Embrapa (2007), “baixas temperaturas inviabilizam a produção, provocando a queda de flores e frutos, além de influenciar negativamente a pungência e a coloração dos frutos”.

O índice SPAD, que mede a intensidade de verde das folhas, segundo Gil et al. (2002) é altamente relacionado com o teor de clorofila das folhas, e pode identificar deficiência de nitrogênio. Desta forma, quando a massa de plantas que apresentam elevado índice é incorporada ao solo, podem fornecer mais nutrientes para o mesmo.

Assim, o objetivo geral do desse trabalho foi comparar os valores obtidos para o índice SPAD de folhas de pimentas Capsicum Chinense irrigadas com água da rede de distribuição (ARD) e esgoto segregado em: águas cinzas (AC) e águas negras tratadas (ANT), tendo como objetivos específicos: Caracterizar os efluentes utilizados no estudo; Comparar as características físico-químicas e microbiológicas das águas de irrigação AC e ANT; Determinar a fonte de irrigação que obteve melhores resultados para o Índice SPAD.

Autores: Antonio Gustavo dos Santos Neto; Diego Narciso Buarque Pereira; Ivete Vasconcelos Lopes Ferreira; Flávia de Barros Prado Moura e Marcio Gomes Barboza.

ÚLTIMOS ARTIGOS: