BIBLIOTECA

Penha Papéis e Embalagens

Penha Papéis e Embalagens

BIOPAQ®IC para tratamento de efluentes em indústrias de embalagens de papelão ondulado

O DESAFIO

A água é necessária em muitas etapas do processo de produção de papel para embalagens usando reciclados (OCC) como matéria-prima. Embora se saiba que 30 a 40 kg de DQO são gerados para a produção de uma tonelada de papel para embalagens, os efluentes descartados neste processo variam muito em sua concentração e composição (por exemplo: DQO, DBO, sólidos suspensos, cálcio, sulfatos, condutividade, pH e temperatura) dependendo da definição de gestão da água dentro da fábrica. Devido a regras e regulamentações mais rígidas em relação à coleta/consumo de água doce e descarte de efluentes, a gestão eficiente da água tornou-se essencial para a indústria.

A SOLUÇÃO

Tratamento de efluentes compostos de matéria orgânica solúvel após tratamento primário. Implantação de um reator anaeróbio de alta taxa, passando posteriormente por um tratamento aeróbio para polimento.

OS BENEFÍCIOS

Reator anaeróbio IC de alta taxa ocupa uma pequena área, tratando 70% da carga orgânica. Baixo consumo de energia elétrica. Geração de biogás, utilizado como potencial energético nas caldeiras da Penha. Pequena geração de lodos.

FATOS E NÚMEROS PROCESSO
Dados do Projeto:
Vazão: 127 m³/h
DQO: 5.840 mg/L
DBO: 3.600 mg/L
Temperatura: 35- 38 ˚C
pH: 5,5 – 6,5

Efluente Tratado final

DBO: ≤ 540 mg/L
Sólidos Sedimentáveis: ≤ 5 mL/L.h
Temperatura: ≤ 40 ˚C
pH: 6,5 – 7,5

BIOPAQ®IC Reator Anaeróbio de Circulação Interna

 

ÚLTIMOS ARTIGOS: