BIBLIOTECA

O Processo de Dessalinização da Água para Consumo

A crise no abastecimento de água como um problema de ordem mundial tem mobilizado ações governamentais para a criação de novas técnicas que possibilitam a extração de água salobra para obtenção de água potável. Alguns países localizados nos continentes Americano, Asiático e Europeu realizam o processo de dessalinização da água do mar, que em alguns casos é responsável por grande parte da água potável disponível para a população local. O processo tem sido desenvolvido apesar do alto custo e da produção de um subproduto, a água de rejeito, de maior salinidade e poder destrutivo para o meio ambiente.

INTRODUÇÃO
Atualmente, a população mundial conta com aproximadamente 7,3 bilhão de habitantes, que interagem com o meio ambiente consumindo e esgotando os recursos naturais para sua sobrevivência. O principal recurso natural para que a vida ocorra na Terra é a água, sendo que a maior parte distribuída pelo planeta está localizada em 71% da sua superfície. Parte dessa água, ou seja, 97% desse montante formam os oceanos, sendo esta imprópria para consumo e para manutenção da vida humana. Uma pequena parte dessa água, ou seja, 3% da água disponível para consumo humano pode ser encontrada na forma de rios, lagos, aquíferos, calotas polares e na própria atmosfera (Victorino 2007).

Arquivo completo para Download: O Processo de Dessalinização da Água para Consumo

Autores: Alessandra Barone Briani Fernandes; Fernanda Rodrigues da Silveira; Alessandra Marnie Martins Gomes de Castro; Erico da Silva Lima; Víctor Libardo Hurtado Nery.