BIBLIOTECA

Novo Reator Anaeróbio de alta carga volumétrica BIOTHOL TOWER

O presente relatório tem o objetivo de apresentar as informações técnicas referentes ao novo Reator Anaeróbio de alta carga volumétrica (HVOL), denominado de BIOTHOL TOWER, desenvolvido e aplicado com sucesso pela BIOTECS, na Refrigerantes do Triângulo, fabricante do famoso Guaraná Mineiro, situada em Uberlândia, Estado de Minas Gerais.

Histórico
Há alguns anos, a Refrigerantes do Triângulo, fabricante, entre outros refrigerantes, do guaraná mineiro, adquiriu da BIOTECS um sistema de tratamento, formado por um processo anaeróbio com reator UASB-PPS/CF (desenho exclusivo BIOTECS), para substituir uma antiga instalação de tratamento que não atendia às suas necessidades e nem as exigências ambientais locais.

A BIOTECS desenvolveu o novo projeto objetivando aproveitar a maior parte das instalações existentes, fornecendo uma Estação de Tratamento de Efluentes Industriais (ETEI), formada basicamente por:

– Pre-tratamento convencional (gradeamento, desarenação, remoção de óleos e gorduras e peneiramento)
– Tanque de Equalização
– Tanque de Hidrólise e Acidificação
– Reator Anaeróbio, do tipo UASB-PPS/CF
– Sistema de queima de biogás
– Sistemas de dosagem de produtos químicos

Com a ampliação da produção, de forma a atender a crescente demando pelos refrigerantes da “Guaraná Mineiro” (como é mais conhecida), foi igualmente necessário ser projetada uma ampliação da ETEI.

A BIOTECS foi novamente contatada para realizar levantamentos e avaliações e, finalmente apresentar a melhor alternativa para a realização da referida ampliação.

Devido às inúmeras inovações promovidas na fábrica de refrigerantes, houve um aumento substancial na carga orgânica do efluente bruto industrial, entretanto foi observado apenas um pequeno acréscimo na vazão diária dos resíduos líquidos.

Continue lendo: Biotecs Biothol Tower