BIBLIOTECA

A interferência do nível do rio no tratamento e qualidade da água para abastecimento público – município de Jacareí – SP

Resumo

Corpos d’água como rios e córregos são susceptíveis a alterações de níveis, entretanto quando este tipo de estrutura é utilizado para captação com finalidade de potabilização e disponibilização à população, tais alterações de nível podem influenciar diretamente na qualidade final do água distribuída.

No município de Jacareí, região metropolitana de São Paulo, a principal fonte de captação de água é provida pelo Rio Paraíba do Sul, um rio de domínio federal e que possui suas vazões defenidas por resoluções conjuntas.

Durante o ano de 2017 pode-se observar uma ampla variação em relação à vazão do Rio Paraíba do Sul, inferferindo diretamente no nível da estação de captação de água bruta do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Jacareí – SAAE, responsável pelo serviço de saneamento do município. O presente trabalho objetivou comparar a interferência do nível do rio com os parâmetros turbidez e concentração de alumínio na qualidade final da água tratada, demonstrando também as alterações operacionais em relação à dosagem de coagulantes e alcanilizantes durante o processo de tratamento.

Introdução

Alterações nas vazões de rios de domínio federal e de interesse público que disponibilizam água para abastecimento, são frequentemente realizados com base em decisões conjuntas, estas alterações incidem diretamente nos níveis dos corpos hídricos. No caso do Rio Paraíba do Sul tais ações conjuntas são deliberadas pela Agência da Bacia do Rio Paraíba do Sul – AGEVAP, criada em 20 de junho de 2002, tem a personalidade jurídica de uma associação de direito privado, com fins não econômicos, cujos associados compõe sua Assembleia Geral.

Ela é administrada por um Conselho de Administração, um Conselho Fiscal e uma Diretoria Executiva. Com a alteração no Estatuto Social da AGEVAP, aprovada em 30/03/2009, os associados da Assembleia Geral podem ou não ser membros do CEIVAP. Os membros dos Conselhos de Administração e Fiscal são pessoas físicas eleitas pela Assembleia Geral e a Diretoria Executiva é formada por cinco membros, um Diretor-Presidente, um Diretor de Relações Institucionais, um Diretor Administrativo-Financeiro, um Diretor de Recursos Hídricos e um Diretor de Planejamento Estratégico (AGEVAP, 2018).

A combinação de redução de quantidade e deterioração da qualidade interfere no uso das águas, sendo necessárias maiores atenções por parte das empresas de saneamento para a correta utilização de tecnologias para uma eficiência dos processos de potabilização. Com efeito, as alterações da qualidade dessa água bruta, podem então influenciar diretamente nas operações unitárias das estações de tratamento de água para consumo humano, interferindo na manutenção dos índices de qualidade do tratamento (PRIANTI JR., 2009). Um dos parâmetros diretamente influenciado pelo nível do rio é a alcalinidade, que é constituído pelos íons bicarbonato (HCO3-), carbonato (CO3-) e hidróxido (OH), uma vez que com a redução do nível, a água fica mais concentrada, aumentando assim a concentração destes íons.

No campo da potabilização da água para consumo humano, a alcalinidade surge com uma função primordial para a ocorrência satisfatória da coagulação, evitando a queda acentuada do pH, principalmente quando os coagulantes aplicados são sais de ferro e alumínio, que possuem caráter ácido ao serem adicionados a água. Quando a alcalinidade natural da água a ser submetida as etapas de tratabilidade não é suficiente para impedir a depreciação do pH, é necessária a adição de um alcalinizante, como cal virgem ou hidratada, o que eleva os custos com produtos químicos (BERNARDO e PAZ, 2010).

Portanto quando há a redução do nível de um corpo d’água   e o consequente aumento do parâmetro alcalinidade, diretamente o processo de tratamento é afetado, uma vez que são necessárias maiores dosagens de coagulante e consequentemente de alcalinizante, a fim de regular o pH da saída do tratamento.

Autora: Daiane Sara Chagas Simão.

ÚLTIMOS ARTIGOS: