BIBLIOTECA

Motivos para considerar uma solução BOT para tratamento de água e efluentes

A Nova Opersan desenvolve o projeto, opera e implanta soluções de tratamento de água e efluentes de acordo com as necessidades do cliente e se responsabiliza pelos investimentos necessários. A negociação é realizada através de um contrato entre as partes onde o cliente paga somente pelo volume tratado pelo sistema.

A modalidade BOT (Build, Operate and Transfer) é uma das soluções que a Nova Opersan oferece, na qual é definida a solução técnica ideal de tratamento de água e/ou efluentes para a indústria e empreendimentos comerciais e, após isso, é realizada a construção e implantação do sistema de tratamento com os investimentos do projeto sob responsabilidade da Nova Opersan. Quando a estação de tratamento inicia sua operação, é disponibilizada toda a expertise de uma equipe especializada e capacitada para assumir a manutenção e operação do sistema, assim como todos os custos operacionais decorrentes. No final do contrato, a planta é transferida para o contratante.

Apenas uma breve descrição sobre a solução já é possível visualizar que há diversas vantagens quando a empresa opta pelo BOT, mas para tornar o processo de decisão ainda mais simples, enumeramos 10 motivos e vantagens para considerar o BOT para o tratamento de água e efluentes.

  1. Economia financeira. O BOT,  diferente de modalidades como o EPC (Engenharia, Projeto e Construção), oferece um alinhamento perfeito entre o CAPEX e o OPEX dos sistemas de tratamento, uma vez que a Nova Opersan é responsável por ambas as variáveis na elaboração dos projetos. Além disso, nossa expertise em soluções técnicas para a reutilização de água evita que o cliente invista recursos fora do seu core business.
  1. Segurança. Com o BOT, a empresa repassa 100% dos riscos de projeto e operacionais para a Nova Opersan, que por sua vez fica responsável pelo desenvolvimento e operação dos sistemas de tratamento. A solução é ideal para indústrias e empreendimento comerciais que não possuem conhecimento técnico para operação da própria ETE e/ou ETA, como nos casos de tratamento de efluentes complexos.
  1. Solução integrada. Após aa estação de tratamento ser construída, as empresas frequentemente enfrentam conflitos entre o “construtor” e o “operador” do sistema. Isso não acontece com a solução BOT, já que a construtora e a operadora é a mesma empresa, o que assegura uma solução funcional e integrada.
  1. Investimento zero para o cliente. A modalidade  BOT permite que a empresa aloque sua energia e recursos financeiros nas atividades fins de seu negócio, já que todo custo com a obra é de responsabilidade da Nova Opersan. Por exemplo, os Shoppings Centers podem utilizar a verba que seria investida em um projeto de reuso na expansão do empreendimento ou como também uma indústria poderia utilizar estes recursos financeiros para expansão de novas linhas de produção.
  1. Redução de custo. BOT oferece reduções de custos operacionais para as empresas, pois, ao longo do contrato, seu foco é no menor Custo Total de Propriedade do sistema de tratamento.  
  1. Custo benefício ideal. A manutenção e operação ficam por responsabilidade da Nova Opersan ao longo do contrato, mediante uma tarifa mensal pré-estabelecida. O BOT oferece melhoria na gestão dos custos e previsibilidade de orçamentos já que o cliente é apenas responsável pelo pagamento da tarifa por metro cúbico em função do volume. Com o BOT acabam as dúvidas e incertezas no planejamento orçamentário dos sistemas de tratamento de água e esgoto uma vez que o volume e tarifa são variáveis de conhecimento do cliente.
  1. A tecnologia certa. A Nova Opersan está atualizada no mercado e domina diversas tecnologias para o tratamento de água e efluentes, por esse motivo pode oferecer o sistema mais adequado para cada empresa. Por exemplo, pode ser montado um sistema BOT mais simples usando apenas processos físico-químicos até uma MBR com Osmose Reversa, dentre outras tecnologias mais modernas e sofisticadas. A escolha da tecnologia é flexível e assegurada, pois a Nova Opersan possui independência na seleção do fornecedor e tecnologia que ofereça a melhor relação custo x benefício para o projeto.
  1. Qualidade Assegurada. O BOT assegura a qualidade na prestação dos serviços, realizados através de SLAs (Service Level Agreement) apontados em contrato e validados por laboratórios credenciados por órgãos competentes. E como é a própria Nova Opersan que irá executar, manter e investir no projeto, é primordial que o produto e o serviço sejam de qualidade.
  1. Dentro da lei. A modalidade  BOT garante às empresas conformidade com a legislação, como também a manutenção de licenças/outorgas através de uma gestão pró-ativa e de controle de documentações.
  1. Transferência garantida. O risco da operação com garantia de resultados, é da Nova Opersan, sendo responsável por todo o processo (projeto, construção e operação). Ao encerrar o prazo do contrato, a modalidade BOT oferece a alternativa de transferência do ativo para a empresa, sem nenhum custo adicional. Caso a empresa queira manter a operação e manutenção a cargo da Nova Opersan, será pago somente uma parcela mensal referente aos serviços prestados.Visite o site da Nova Opersan: http://opersan.com.br/

 

ÚLTIMOS ARTIGOS: