BIBLIOTECA

Comparativos de métodos não destrutivos por perfuração horizontal direcional (HDD) e Pipe Bursting para sistemas de infraestrutura hidráulica com vala a céu aberto

Resumo

Este documento apresenta os comparativos para instalações de novas redes, entre os custos dos materiais e serviços utilizados em diferentes projeções para implantação de linhas sob pressão utilizadas em redes de abastecimento, adutoras, sub adutoras ou linhas de recalque, com os Métodos Não Destrutivos por Perfuração Horizontal Direcional (HDD) e Pipe Bursting em relação à Vala a Céu Aberto (VCA). O objetivo do mesmo é apresentar a diferença dos custos tangíveis para uma mesma obra variando o tipo de tubulação, diâmetro, profundidade, escoramento, fundação e tipo de execução, e ainda para os custos intangíveis no qual serão consideradas as seguintes premissas: impacto no trânsito, considerando a divisão por três categorias de tráfego: vias de tráfego leve, médio e pesado; impacto sobre uso do lote residencial e comercial local; impacto social, divisão em duas categorias, acidentes pessoais (terceiros e externos a obra), e acidentes de trabalho (internos a obra).

Introdução

Ao longo dos anos de atuação na área de saneamento, junto a clientes públicos e privados, surgiram discussões sobre os custos de implantação de obras em MND e VCA, envolvendo material, mão de obra e execução de serviços para linhas sob pressão.

Ao longo dos anos de atuação na área de saneamento, junto a clientes públicos e privados, surgiram discussões sobre os custos de implantação de obras em MND e VCA, envolvendo material, mão de obra e execução de serviços para linhas sob pressão.

Os materiais escolhidos são os de uso corriqueiro nas obras com esta finalidade, e as variáveis condicionantes, de mesma forma, buscam cobrir os aspectos mais gerais dos projetos. Assim devesse apresentar os resultados obtidos para implantação de linha de tubulação com os materiais PVC-O PVC-PBA, DEFOFO, FOFO e PEAD.

O método com abertura de valas a céu aberto (VCA), destrutivo e mais convencional, envolve escavações ao longo de toda extensão para a qual rede foi projetada, a fim de realizar a implantação de tubulações, sendo necessário posteriormente o reaterro e recomposição do piso ou pavimento, para execução desse método devem ser seguidas as condições exigidas pela NBR 12.266 e as normas municipais de ocupação das faixas da via pública do local onde será feita a execução da mesma.

Os métodos de construção não destrutivos (MND) abrangem todos os métodos de instalações de novas redes subterrâneas, sem a necessidade de abertura de valas ao longo de toda extensão da nova rede, neste trabalho foi abordado sobre os seguintes métodos: Pipe Bursting e Perfuração Horizontal Direcional (HDD).

O Pipe Bursting é um método de substituição de redes antigas, danificadas ou subdimensionadas por outra de diâmetro igual ou superior, usando a rede antiga como caminho.

A Perfuração Horizontal Direcional (HDD) pode ser definida como método de perfuração dirigível para instalação de tubulações e cabos. Nesse método é possível o monitoramento da localização da cabeça de perfuração, bem como seu direcionamento durante o processo de perfuração.

ÚLTIMOS ARTIGOS: