BIBLIOTECA

Aplicação de método AHP – ANALYTIC HIERARCHY PROCESS – integrado a mapas de kernel para planejamento, seleção e priorização de substituição de redes de água com foco na redução de perdas (estudo de caso)

Resumo

O trabalho teve com objetivo desenvolver um modelo que permitisse identificar os segmentos de rede de água com maior frequência de falhas totalizando 36.000 km, no território de ação da Diretoria Metropolitana da Sabesp.

Para isto adotou-se a como metodologia a definição e calibragem com utilização de método AHP, por equipe multidisciplinar, de 8 (oito) critérios, seus respectivos pesos e faixas de criticidade em conjunto com a produção de Mapas de Kernel que possibilitaram identificar a intensidade de cada criticidade.

Como resultado, permitiu-se pontuar cada segmento de rede num range de 6.800 notas, possibilitando hierarquizar com maior assertividade as redes com maior probabilidade de falhas.

Introdução

A Diretoria Metropolitana da Sabesp – M, atua em 38 Municípios do Estado de São Paulo e contém em sua área de atuação territorial 36.000 km de rede de distribuição de água, sendo que deste montante 5.700 km de rede tem idade superior a 50 anos. Para substituição desta fatia de redes com idade elevada, seriam necessários investimentos da ordem de 5 bilhões de Reais.

Por costume, sempre que se fala em substituição de redes, tem-se sempre a ideia que apenas a idade da tubulação é fator relevante na identificação dos trechos a serem substituídos. Porém a combinação de critérios de causas – como a idade da tubulação – utilizados em conjunto com critérios de efeitos – como vazamento da rede entre outros – tornam a identificação dos trechos mais assertiva e eficaz.

Em pesquisa no acervo de documentos e modelos pré-existentes, identificou-se limitações em chegar a um detalhamento mais eficaz – ora por falta de dados, ora por limitação de software e/ou dados disponíveis na época da elaboração dos estudos.

A necessidade em tornar mais preciso e eficaz o diagnóstico de falhas de redes no Plano Tático de Perdas da Diretoria Metropolitana da Sabesp em conjunto com a necessidade de mapear risco de ineficiência a infraestrutura culminou na força tarefa de criação de grupo único composto por equipe técncia detentora de conhecimento específico e com inigualável capacidade de mensurar a produção e resultado do trabalho.

O desafio foi elaborar um modelo que, de forma rápida e contínua, produzisse uma hierarquização detalhada das redes de água com índices de falhas elevados e que necessitam de substituição utilizando-se para isto, de multicritérios focados na redução de perdas e nos direcionamentos estratégicos da empresa.

Este grupo alcançou o objetivo com a aplicação desta prática inovadora de se utilizar Mapas de Kernel (mapas de calor), que estimam a densidade (intensidade X frequência) de uma determinada ocorrência em uma área de um mapa, em conjunto com ferramenta de apoio a decisão (AHP – Analytic Hierarchy Process), que possibilita a elaboração de pesos diferenciados para cada critério aprimorando e melhorando a assertividade de um ranqueamento, possibilitando visualizar o resultado no segmento de rede de água (menor detalhe).

Autores: Erica Rodrigues Cisar; Márcio Savoia Coelho; Edison Garcia da Silva Junior; Alberto Prado Cunha e Antonio Carlos Costa Vieira.

ÚLTIMOS ARTIGOS: