BIBLIOTECA

Análise comparativa entre materiais de tubulação para construção de redes adutoras de água

Resumo

Nas adutoras de médio e grande porte os materiais mais comuns aplicados em sua construção são ferro fundido, aço e polietileno de alta densidade. A escolha do material depende de diversos critérios e influencia no comportamento da adutora e na eventual adição dispositivos de proteção. Com este objetivo foi realizada uma análise entre tais materiais para execução de adutoras. Foram levantados os principais fatores que levam a escolha de um determinado material, tomando-se como base a modelagem hidráulica da adutora, como: produtividade, proteção contra transitórios e consumo de energia elétrica.

Introdução

Os materiais mais comuns aplicados na construção de adutoras de médio e grande porte são ferro fundido, aço e mais recentemente o polietileno de alta densidade – PEAD. Todos têm vantagens e desvantagens por tipo de obra. O que mais importa na escolha do material para execução da adutora, além do custo, certamente é a facilidade executiva, segurança operacional e a viabilidade financeira do empreendimento.

O tipo de material utilizado na tubulação de uma adutora também influência na sua pressão de serviço e a celeridade do deslocamento de um transiente. Estes parâmetros impactam no custo, tendo em vista a maior ou menor necessidade de dispositivos de proteção contra transientes a serem instalados nestas linhas.

Autores: Pedro Alves Silva;  Alisson Gomes de Moraes e Francis Valter Pêpe França.

ÚLTIMOS ARTIGOS: