BIBLIOTECA

Usos Consuntivos da Água no Brasil

Manual de Usos Consuntivos da água no Brasil

Um uso é considerado consuntivo quando a água retirada é consumida, parcial ou totalmente, no processo
a que se destina

Manual de usos consuntivos da água no Brasil  Fonte: Manual SNIRH – ANA

Usos consuntivos da água no Brasil  – O Brasil é um país privilegiado quanto à disponibilidade hídrica total, no entanto a ocorrência da água é desigual no território e durante o ano, bem como a demanda por sua utilização e a infraestrutura hídrica adequada para o seu aproveitamento e conservação.

A cultura da abundância hídrica tem sido progressivamente substituída pela ideia da água como bem finito e dotado de valor econômico, tornando as análises do balanço entre usos e oferta hídrica cada vez mais importantes, ao revelar regiões de déficits de acesso à água e risco aos setores produtivos.

No desempenho de sua missão institucional de garantir a segurança hídrica para o desenvolvimento sustentável do Brasil, a Agência Nacional de Águas – ANA, entidade responsável pela implementação da Política Nacional de Recursos Hídricos – PNRH e pela coordenação da gestão compartilhada e integrada no âmbito do SINGREH – Sistema Nacional de Gerenciamento dos Recursos Hídricos, busca permanentemente a ampliação do conhecimento sobre o balanço hídrico em todo território nacional.

Essa ampliação ocorre por meio de estudos que resultam em avanços metodológicos, levantamentos de dados primários, desenvolvimento tecnológico e parcerias com instituições de referência. Informações consistentes e atualizadas sobre o balanço hídrico quantitativo nacional, ou seja, a relação entre as ofertas e as demandas de água, em escalas adequadas, são fundamentais às tomadas de decisão necessárias para garantia da segurança hídrica à população e ao desenvolvimento das atividades econômicas.

O Manual de Usos Consuntivos da Água no Brasil é parte de um estudo abrangente, que contemplou a definição de métodos, a construção de bases de dados e a produção, armazenamento e disponibilização de resultados de estimativas de usos consuntivos da água para todos os municípios brasileiros, acompanhando a evolução da malha territorial desde 1931 (1.365 municípios) até a atualidade (5.570 municípios).

Também foram realizadas projeções das demandas até 2030, totalizando, portanto, 100 anos de investigação sobre os usos da água. As categorias de usos da água consideradas são o abastecimento humano (urbano e rural), o abastecimento animal, a indústria de transformação, a mineração, a termoeletricidade e a irrigação.

Adicionalmente, foi realizado um diagnóstico da evaporação líquida de reservatórios artificiais que, individualmente, podem estar associados a um uso específico da água (irrigação, aquicultura, abastecimento público, geração de energia etc.) ou atender usos múltiplos.

Fonte: SNIRH

leia-integra


LEIA TAMBÉM: GESTÃO INTEGRADA DE RECURSOS HÍDRICOS

ÚLTIMOS ARTIGOS: