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A melhoria da infraestrutura e o impacto na redução das reclamações de falta de água na unidade de negócio Sul – SABESP

Resumo

A região atendida pela Unidade de Negócio Sul sofreu nos últimos anos um forte crescimento imobiliário e vegetativo de forma desordenada, com caráter regular e irregular, sendo agravado pelo fato de ter inserida em seus limites, área de proteção de mananciais.
Os bairros apresentam características urbanísticas semelhantes a bairros localizados em área da periferia, com taxas de crescimento vegetativo muito superior ao crescimento médio da Região.
Os crescimentos de forma desordenada prejudicam a pressão das redes de abastecimento e impactam diretamente na operação das instalações existentes, fazendo com que fiquem subdimensionadas e não atendam mais a demanda de consumo dos setores de abastecimento.
Além das ações para regularização de ligações, o trabalho desenvolvido teve o objetivo de garantir a regularidade do abastecimento de água à população atendida pela Unidade de Negócio Sul, com pressão e vazão suficientes que atendam a NBR 12218/94 – Norma Brasileira, e minimizar as ocorrências de reclamação e insatisfação dos clientes, além do trabalho contínuo de monitorar e controlar, de forma on-line e remota, o funcionamento das estações e reservatórios 24 horas por dia.

Introdução

Este trabalho consiste na apresentação de ações para mitigação de problemas relacionados ao abastecimento de água na área da Unidade de Negócio Sul e resultados decorrentes da implantação de novas instalações como reservatórios, Boosters, VRPs e ampliação de redes no sistema de distribuição de água na Zona Sul da Cidade de São Paulo.

Autores: Felipe Magno da Silva Neto;  Ramiro Pardal Diez e  Agostinho de Jesus G. Geraldes.

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