BIBLIOTECA

Análise de índices de precipitações extremas sobre Universidade Federal de Mato Grosso – Campus Cuiabá

Resumo

A precipitação pluviométrica é uma das variáveis mais importante a ser analisada, quando se é estudado variáveis climáticas em uma região ou uma bacia hidrográfica, sendo um requisito fundamental ao seu desenvolvimento socioeconômico. A estimativa dos seus valores mais prováveis, a identificação das áreas de ocorrências e a regularidade com que as mesmas se distribuem, constituem informações imprescindíveis ao planejamento hídrico. O objetivo geral do presente trabalho foi estudar grandezas e características da precipitação pluviométrica sobre a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), localizado na região central da cidade de Cuiabá-MT, com a coleta de dados primários de precipitação pluviométrica e temperatura, referentes aos meses de março, abril, maio e junho do ano de 2016, programados para realizar a medição de 10 em 10 minutos automaticamente por um pluviômetro digital. A partir desses dados, foram selecionados os 3 eventos mais intensos no período de estudo, para a análise de altura, período e intensidade pluviométrica. Ambos os estudos indicaram resultados elevados de volume, intensidade e frequência de precipitação no centro urbano de Cuiabá, eventos extremos esses que em conjunto com o aumento da impermeabilização do sítio urbano, construção inadequada de diques, alteração dos cursos naturais dos rios, projetos ineficazes de captação da água pluvial, favorecem a ocorrência de desastres naturais.

Introdução

O estudo das distribuições de variáveis climáticas, como um meio de compreender os fenômenos meteorológicos, determinando seus padrões de ocorrência e permitindo uma previsibilidade do comportamento climático de uma região, é uma ferramenta para o planejamento e gestão de inúmeras atividades agropecuárias e humanas (SANTOS, 2010). Dentre estas variáveis, a precipitação pode ser considerada uma das mais importantes a serem analisadas para o estudo da climatologia.

A precipitação pode suceder em variadas frequências e intensidades, e a sua ocorrência atua diretamente sobre a estrutura física da bacia atingida, como exemplo estão a contribuição para a erosão do solo, causam inundações em áreas rurais e urbanas, condiciona projetos de obras hidráulicas, notavelmente de sistemas de drenagem, dentre muitas outras aplicações. Por estes fatos que a sua análise é de extrema importância, além de ajudar na evolução do estudo hidrológico.

Dessa forma, percebe-se a necessidade de se explorar as ocorrências de precipitação na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), no qual está situada no núcleo urbano da cidade de Cuiabá-MT, apresentando precipitações bem distribuídas, diante de sua extensa área,com ocorrências de chuvas extremas, servindo de uma base para o conhecimento das precipitações em certas regiões da cidade, que podem ocasionar alguns desastres naturais nas áreas urbanas.

Segundo Miguez (2005) existem alguns aspectos relacionados à urbanização comuns em países periféricos que contribuem para a ocorrência de inundações urbanas, como o grande crescimento populacional em um curto período de tempo, a urbanização sem planejamento e desordenada, a deficiência na cobertura espacial das infra-estruturas de saneamento, a grande necessidade de definição de planos e orientações para o gerenciamento da drenagem urbana e qualificação do quadro técnico municipal, algumas políticas habitacionais incapazes de prevenir e evitar ocupações irregulares, ocupação de áreas de risco de inundações legais e ilegais, grande número de sub-habitações, falta de programas de educação e sensibilização da população, além das alterações climáticas que também podem ser provocadas ou influenciadas por determinadas ações humanas.

Dados diários de precipitação, usualmente utilizados em banco de dados de series históricas podem descrever o clima e atuar na previsibilidade do comportamento climático de uma determinada região, porém, nem sempre revelam completamente a dinâmica de precipitação, desta forma, toda definição de uma chuva para realização de projetos, começa pelo estudo da chuva pontual e para este ser realizado são necessários registros pluviográficos, dados de chuva com intervalos menores que 1 hora. Em regiões com apenas dados pluviométricos diários é preciso transferir parâmetros pluviográficos, geralmente coeficientes de desagregação da precipitação diária, dos pluviógrafos mais próximos.

Com isso o objetivo do presente trabalho foi desenvolver técnicas de manipulação de instrumentos de medição de precipitação pluviométrica digital e realizar estudo simplificado de grandezas e características de eventos de precipitação extrema sobre o campus da Universidade Federal De Mato Grosso (UFMT).

Autores: Rafael Machado de Oliveira; Polyana Comino Redivo; Vinícius do Santos Guim e Henrique Ribeiro Mendonça.

ÚLTIMOS ARTIGOS: