BIBLIOTECA

A importância da condutividade catiônica em Plantas de Utilidades

Condutividade Catiônica

A importância da condutividade catiônica em Plantas de Utilidades

Ao operar uma Planta de utilidades ou instalação industrial de qualquer tipo, inúmeras medições podem ser realizadas para determinar a qualidade de uma solução.

Ao olhar especificamente para a indústria de serviços públicos, uma medição de condutividade catiônica permite que as plantas identifiquem pequenos problemas que podem ser remediados pelo pessoal da planta.

Detectar e corrigir esses problemas no início reduz o risco de eles se transformarem em complicações sérias.

Na maioria dos casos, a condutividade catiônica é usada para tratamento de água de caldeira em instalações de serviços públicos.

O método de medição da condutividade de cátions é o mesmo da coluna de cátions de ácido forte em uma estação de tratamento de água de desmineralização .

A amostra de água é passada através de uma coluna catiônica preenchida com uma resina catiônica.

Este processo também é conhecido como condutividade ácida. O acompanhamento fornece tudo o que você precisa saber sobre a condutividade de cátions e seu uso em usinas de utilidade pública.

O que é Condutividade Catiônica?

A condutividade catiônica está entre os melhores métodos para monitorar contaminantes em uma amostra ou fluxo de água .

Em sistemas de alta pressão, as medições permitem que os operadores monitorem o condensado de retorno quanto a níveis mais baixos de contaminação com ânions como HCO3-, SO4- e Cl-.

A identificação da condutividade da água de alimentação, condensado e reposição pode ser feita levando a solução através de uma coluna que consiste em uma resina ácida forte.

Embora existam inúmeras aplicações em que essa medição pode ser usada, ela é particularmente útil em usinas de energia que geram vapor.

Saiba Mais em: Swan

leia-integra

LEIA TAMBÉM: CMA VAI VOTAR INCENTIVO PARA GERAÇÃO DE ENERGIA EM ATERROS SANITÁRIOS

ÚLTIMOS ARTIGOS: