BIBLIOTECA

Implantação ETE – Reciclagem de efluentes com descarte zero

Solução Integral para Tratamento de Efluentes na Indústria de Auto Peças

Detalhes:

Implantação + Operação ETE
Vazão: 20 m³/h ETE

Resumo do Projeto:

Unidade de tratamento desenvolvida para atender às necessidades específicas do setor de auto partes. A Unidade garante, durante as operações  fabris, o tratamento de forma adequada dos efluentes gerados e em conformidade com as normas ambientais.

Estação de Tratamento de Efluentes projetada e implementada com as tecnologias mais adequadas para garantir a melhor eficiência e segurança operacional. Ela visa não apenas o atendimento legal de descarte de efluentes mas principalmente atingir o maior patamar de sustentabilidade hídrica neste empreendimento.

A ETE implantada trata eficazmente os efluentes sanitários e industriais da fábrica. Ela produz água de reuso de alta qualidade (melhor do que a água captada de poços) que abastece novamente diversos pontos de uso na produção.

Desafios Técnicos:

Tratamento de uma ampla gama de efluentes complexos, incluindo óleos, graxas, metais pesados e outros resíduos químicos comuns na indústria auto partes.

Garantia da conformidade com normas ambientais rigorosas, por exemplo:

  • redução dos parâmetros de DBO (Demanda Bioquímica de Oxigênio) e DQO (Demanda Química de Oxigênio),
  • O&G,
  • Metais Pesados e,
  • Controle da condutividade e pH dos efluentes.

Solução Implementada:

Para enfrentar os desafios, desenvolveu-se uma solução completa, incluindo:

  • Processo de Clarificação Físico-Química: Utilização dos processos de ajuste de pH ótimo, coagulação e floculação para desestabilização dos contaminantes e formação dos flocos.
  • Flotação por Ar Dissolvido: Remoção eficiente de sólidos suspensos e materiais orgânicos do lodo formado e de sólidos suspensos do efluente bruto através da injeção de uma corrente de água com ar saturado na câmara de expansão do equipamento FAD, projetado e construído pelo Grupo EP.

LEIA TAMBÉM: GOVERNO TARCÍSIO ANUNCIA DESCONTO DE 10% NA TARIFA SOCIAL DA SABESP COM PRIVATIZAÇÃO

Oxidação Biológica por Lodos Ativados:

Degradação da matéria orgânica dissolvida por microrganismos aeróbicos em um sistema de lodos ativados. O sistema foi projetado de forma inovadora para ocupar a menor área possível. Faz parte deste processo o sistema de aeração por difusores e sopradores de ar cuidadosamente projetados por nossos engenheiros de forma a garantir a maior eficiência energética. Além disso, o decantador secundário possui exclusivo sistema de remoção de lodo de fundo.

Tratamento Terciário e Reciclagem de Água:

Nesta etapa realiza-se o polimento da água clarificada, de forma a remover sólidos finos remanescentes e compostos orgânicos através de filtros de areia polarizada, carvão ativado e membranas de Micro Filtração.

Com a água totalmente isenta de sólidos suspensos, entra em cena então a tecnologia de Osmose Reversa, a qual remove mais de 98% dos sólidos dissolvidos (condutividade) e assim atinge-se a recuperação total de 75% da água tratada para reutilização na fábrica.

Descarte Zero:

Com o emprego da osmose reversa 75% do efluente é transformado em água de alta qualidade de reuso e 25% representa o rejeito salino, que é uma água clarificada porém altamente concentrada de sais dissolvidos.

Esta corrente salina é armazenada em tanques de estocagem e é disponibilizada para a coleta por caminhões pipa da prefeitura, que então a utiliza para umectação de vias e lavagem de ruas. Através de um acompanhamento rigoroso de qualidade através de laudos analíticos constantes, auxiliamos nosso cliente a conseguir a licença para esta operação e garantir o maior grau de sustentabilidade hídrica possível neste empreendimento.

Responsabilidades Operacionais:

Uma equipe especializada designada para então operar e monitorar continuamente a unidade, garantindo assim o atendimento às metas de tratamento de efluentes e a conformidade com as normas ambientais vigentes.

A operação foi realizada de forma integrada com o cliente, assegurando a eficácia e a eficiência do processo.

Benefícios Alcançados:

  • Alta eficiência na remoção de poluentes, garantindo então a qualidade do efluente tratado e a conformidade com as normas ambientais.
  • Reciclagem de 75% da água tratada, demonstrando assim um compromisso efetivo com a sustentabilidade hídrica, a redução do consumo de recursos naturais e e a garantia de economia financeira.
  • Descarte Zero.
  • Operação eficiente e confiável, com controle automatizado por PLC (Controlador Lógico Programável), garantindo desta forma gestão precisa, monitoramento em tempo real e intervenções imediatas quando necessário.

Este projeto destaca não apenas a bem-sucedida implantação de uma Estação de Tratamento de Efluentes na indústria de auto partes, mas também ressalta a importância de soluções abrangentes e inovadoras para enfrentar os desafios ambientais e operacionais enfrentados pelas empresas.

A integração de tecnologias avançadas, a expertise operacional e o compromisso com a sustentabilidade permitiram alcançar resultados significativos.

Destamos:

  • alta eficiência na remoção de poluentes,
  • reciclagem substancial da água tratada e,
  • operação confiável e automatizada.

Aqui na EP, ao oferecer uma abordagem completa com nossa Solução 360°, estamos assim prontos para ajudar outras empresas a transformar seus processos de tratamento de efluentes em modelos de excelência ambiental e operacional.

Fonte: Grupo EP


ÚLTIMOS ARTIGOS: