BIBLIOTECA

Guia para a recuperação de energia e materiais a partir de resíduos sólidos

Autores:
Nickolas J. Themelis
Maria Elena Diaz Barriga
Paula Esteves
Maria Gaviota Valesco

Tradução: Gustavo Queiroz de Sousa

Resumo:
O desenvolvimento econômico e o crescimento da população urbana da América Latina e Caribe (ALC) tem resultado na geração de uma quantidade crescente de Resíduos Sólidos Urbanos (RSU), que está ultrapassando a capacidade existente de aterros sanitários. Esta situação tem levado os governos a avaliarem alternativas como redução de geração de resíduos, reciclagem e aproveitamento energético do RSU (em inglês, WTE, sigla para waste-to-energy), de modo a desviar o fluxo de resíduos que vai para os aterros.

WTE é uma tecnologia de tratamento térmico com aproveitamento energético, e se tornou uma das alternativas preferidas na maioria dos países da Europa do Norte, Japão e várias cidades dos EUA, e vem sendo adotada de forma crescente na China. Entretanto, os altos investimentos e custos operacionais desta tecnologia, e a falta de informação e comunicação com a população, relativa aos impactos ambientais do WTE, têm impedido seu desenvolvimento na ALC.

O objetivo deste documento é fornecer uma Nota de Orientação Técnica, com o intuito de disponibilizar informações básicas sobre finanças, tecnologias e meio ambiente relacionados às instalações de WTE. Espera-se que esta Nota de Orientação habilitará legisladores e gestores de serviços de RSU na ALC a tomar e decisões embasadas sobre viabilidade desta opção de tratamento de resíduos. Este Guia é dividido em duas partes: capítulos 1 a 6 descrevem os aspectos gerais das tecnologias e desenvolvimento de projeto para o WTE; Capítulos 7 a 10 apresentam vários estudos de caso de
aplicações d WTE na ALC.

Confira o estudo completo: Guia para a recuperação de energia e materiais a partir de resíduos sólidos