BIBLIOTECA

Tecnologia a serviço da boa gestão de Recursos Hídricos na RMSP

Resumo

A gestão de recursos hídricos na Região Metropolitana de São Paulo – RMSP envolve diariamente inúmeros desafios para garantir o abastecimento de água para mais de 20 milhões de habitantes da região metropolitana de São Paulo, Um dos maiores conglomerados urbanos do mundo, uma das mais baixas disponibilidades hídricas do mundo. Para isso, a Sabesp possui 7 sistemas produtores de água que são operados por um conjunto de estruturas hidráulicas como barragens, túneis, canais, estações elevatórias de água bruta, que integrados entre si, possibilitam o melhor aproveitamento hídrico.

Para a gestão integrada e eficiente de sistemas dessa magnitude torna-se imprescindível o uso de tecnologias e ferramentas para suportar as tomadas de decisão, que permitem a excelência na gestão de recursos hídricos.

Introdução

A RMSP é abastecida por grandes Sistemas Produtores de Água operados pela Sabesp: Cantareira, Alto Tietê, Guarapiranga, Rio Claro, Rio Grande, Cotia e São Lourenço que juntos totalizam 1,94 hm3 de reservação de agua em 18 represas.

Para a gestão integrada e eficiente desses sistemas torna-se imprescindivel o uso de tecnologias e ferramentas para suportar as tomadas de decisão, que permitem a excelência na gestão de recursos hídricos.

Esses sistemas são operados por um conjunto de estruturas hidráulicas como barragens, túneis, canais, estações elevatórias de agua bruta e parte deles integrados entre sí, possibilitando o melhor aproveitamento hídrico. O principal objetivo do desenvolvimento e implantação de novas tecnologias e ferramentas visa o aprimoramento e evolução constante da gestão de recursos hídricos da RMSP.

Para isso, além da necessidade de equipes técnicas qualificadas, faz-se necessário a implantação de ferramentas que permitam analisar e avaliar as condições observadas em campo da grande quantidade de dados e informações coletadas tendo em vista obter subsídios suficientes para a melhor tomada de decisão no que se refere a quantidade da água.

ÚLTIMOS ARTIGOS: