BIBLIOTECA

Sistema de gestão e gerenciamento de abastecimento de água do setor do Chácara Flora, São Paulo/SP

Resumo

A tecnologia é cada vez mais presente no cotidiano brasileiro, algo que não ocorre em algumas áreas básicas como a do saneamento, em que o Brasil parece estar atrasado frente a outras nações. A utilização de um sistema que possa otimizar a tomada de decisão, gerenciar as redes de abastecimento, programar alarmes e reduzir as perdas de água deve ser o caminho para uma maior profissionalização e aprimoramento do setor. Essa tecnologia permite a supervisão geral das redes de abastecimento, auxilia a rápida tomada de decisão e auxílio na fiscalização do setor, com alarmes que apoiam o andamento do serviço, como pode ser demostrado neste estudo realizado na área de abastecimento do Chácara Flora.

Introdução

O Brasil e o mundo vêm passando por uma dicotomia grande: por um lado a tecnologia em evolução constante, que invade cada vez mais o nosso dia-a-dia, desde o despertar, pedir alimentos em casa, utilização do banco em um smartphone e, por outro lado, a questão de saneamento parece abandonada e estacionada no tempo, sem grandes evoluções na infraestrutura. Este mercado não obteve o mesmo avanço e nem têm os mesmos cuidados do que outras áreas.

A engenharia sanitária brasileira é uma especialista em resoluções de projetos emergentes, mas com isto o desenvolvimento de novas tecnologias fica em segundo ou terceiro plano atrasando o desenvolvimento tecnológico do setor. O presente trabalho tenta mostrar uma nova tecnologia com finalidade de monitorar os indicadores de performance dos sistemas de abastecimento de água e tornar as gestões mais rápidas e assertivas, antecipando-se aos eventuais problemas.

A tecnologia a ser apresentada neste estudo está alinhada com a ambição de transformar o negócio de água através da digitalização, tecnologia empregada para redes de distribuição. As tecnologias aplicadas no saneamento são a solução para combater de forma inteligente a escassez de água, problema cada vez mais presente nos grandes centros urbanos e em áreas específicas do Brasil.

Nos dias de hoje, está cada vez mais difícil garantir a qualidade da água, controlar o estresse hídrico e obter a eficiência energética em um contexto de demandas regulatórias, econômicas e ambientais. O sistema de gestão e gerenciamento de abastecimento de água é uma solução que oferece vários módulos que tratam especificamente desses problemas enfrentados pelas concessionárias de água.

O software reúne e analisa todos os dados e os transforma em conhecimento para o processo de tomada de decisão. Possui uma interface simples, projetado por operadores para operadores.

Autores: Flavio Henrique Javares Lemos; Michel Mathez; Thaís Foffano Rocha; Luciano Carlos Sandrini e Luis Palini Júnior.