BIBLIOTECA

Geotecnologias na determinação da vulnerabilidade à ocorrência de vazamentos em redes de abastecimento de água

Resumo: Pretendeu-se com este trabalho elaborar cartas de vulnerabilidade para o Município de Guarulhos, visando elaborar um mapa que identifique áreas vulneráveis à ocorrência de vazamentos de água e auxiliar companhias de saneamento na definição de áreas prioritárias para o controle de vazamentos, bem como acidentes geológicos induzidos por estes. Os mapas foram elaborados pela metodologia de álgebra desenvolvida em ambiente SIG, através da definição de fatores desencadeantes e seus respectivos pesos conforme a influência na deflagração dos eventos estudados. Para a análise da vulnerabilidade à ocorrência de vazamentos da rede de abastecimento de água foram utilizados na álgebra de mapas os fatores de idade, pressão da rede e número de manutenções recorrentes. Os maiores valores ocorreram nas redes que já haviam sofrido manutenções recorrentes, porém ao lançarmos no mapa os acidentes geológicos que foram levantados, estes estiveram associados a áreas de alta ou média vulnerabilidades. Portanto, pode-se concluir que os demais fatores analisados (idade e pressão) tiveram maior influência na deflagração desses eventos. Assim é possível concluir que a metodologia aplicada mostrou-se satisfatória aos objetivos propostos. Salienta-se que a metodologia pode ser integralmente desenvolvida em programas livres e gratuitos de SIG, facilitando desta maneira o acesso por órgãos públicos.

Autores: Vanessa Amadi Barros RAUEN; Carlos Henrique GROHMANN; Sidney Schaberle GOVEIA; Camila Leonardo MIOTO; Leandro Bonfietti MARINI; Antonio Conceição PARANHOS FILHO e Márcio Henrique de Toledo ALMEIDA.

Leia o estudo completo: Geotecnologias na determinação da vulnerabilidade à ocorrência de vazamentos em redes de abastecimento de água