BIBLIOTECA

Fundamentos da digestão anaeróbia, purificação do biogás, uso e tratamento do digestato

Resumo

Fundamentos da digestão anaeróbia – As questões ambientais das diferentes cadeias de produção agroindustriais têm se tornado cada vez mais importantes e desafiadoras em função das transformações dos sistemas de produção pelo aumento de escala e concentração. Isso faz com que tenhamos que pensar em novas estratégias para a sustentabilidade ambiental dos sistemas produtivos. O agronegócio depende disso para continuar a se desenvolver e mitigar os impactos ambientais. Dentro deste contexto, as cadeias de produção de proteína animal, principalmente aquelas envolvendo os Sistemas de Produção de Animais Confinados como suínos e aves, e, recentemente, a bovinocultura, requerem atenção em função do seu potencial impacto. Sendo assim, este livro procurou reunir e sistematizar o conhecimento produzido pela pesquisa nacional para gestão, tratamento e uso dos resíduos contendo alta concentração de matéria orgânica e nutrientes. Esperamos que o conteúdo possa servir de embasamento técnico qualificado e auxiliar na tomada de decisão para a escolha de rotas tecnológicas adaptadas a diferentes realidades.

Introdução

A alta concentração de carbono e nutrientes nos resíduos da produção de proteína animal requerem estratégias diferenciadas para o seu gerenciamento.

A literatura é rica na discussão e concepção de sistemas de tratamento de efluentes para esgotamento sanitário. No entanto, as cadeias de produção animal ainda se ressentem de material didático considerando-se as características de seus efluentes. O tema é importante e requer atenção, pois muitas unidades produtivas podem apresentar impacto ambiental equivalentes a cidades de médio porte.

Para contribuir e subsidiar a discussão, este livro reuniu alguns especialistas nesta temática para que dentro de uma linguagem técnica apresentassem os avanços do conhecimento na área. O assunto que inicia a discussão do material aqui reunido está ancorado no processo de digestão anaeróbia para remoção de carbono de substratos ricos em matéria orgânica biodegradável e sua conversão em biogás.

As diferentes estratégias de purificação de biogás são apresentadas posteriormente, com vistas a gerar um gás combustível de qualidade aplicável a diferentes situações.

O digestato produzido nos processos de digestão anaeróbia, um material rico em nutrientes, é discutido pela ótica do uso agrícola como fertilizantes considerando-se o balanço de nutrientes.

A remoção de nutrientes do digestato, para situações em que o uso agrícola não é possível, é apresentado em detalhes, abordando nitrogênio e fósforo e as diferentes estratégias para seu tratamento.

Importante ressaltarmos que a gestão e o tratamento de resíduos não apresentam uma solução única e sim alternativas aplicáveis a diferentes realidades. Esperamos que o material aqui reunido possa contribuir tecnicamente para esta discussão.

Autores: Adriana Pigosso, Airton Kunz, André Cestonaro do Amaral, Camila Rosana Wuaden, Evandro Carlos Barros, Fabiane Goldschmidt Antes, Marcelo Bortoli, Marcio Luis Busi da Silva, Marina Celant de Prá, Melissa Paola Mezzari, Ricardo Luis Radis Steinmet, Rodrigo da Silveira Nicoloso.

leia-integra


LEIA TAMBÉM: CODIGESTÃO DE LODO DE LATICÍNIO E LEITE DE DESCARTE PARA GERAÇÃO DE ENERGIA POR BIOGÁS