BIBLIOTECA

A evolução dos sistemas de descarga por gravidade para bacias sanitárias e seu impacto na rede coletora de esgotos

Resumo

A preocupação com o consumo consciente de água tem se tornado um constante desafio dos pesquisadores e da indústria mundial nos últimos anos. Estudos demonstram que atualmente cerca de 35% da água consumida em unidades habitacionais é utilizada em bacias sanitárias. Desde 2001 as bacias comercializadas no Brasil demandam 6,8 litros por acionamento. O trabalho em questão tem como objetivo avaliar o desempenho de bacias sanitárias de 4,8 litros por acionamento bem como o funcionamento do sistema de esgotos sanitários quando estas bacias forem instaladas. Este trabalho priorizou o sistema de descarga composto por bacia sanitária com caixa acoplada e foi realizado em três etapas: revisão bibliográfica, etapa laboratorial e análise em campo. Foram realizadas filmagens na rede pública de esgotos sanitários, onde foi possível identificar depósitos de sólidos, que podem ter ocorrido devido à redução do volume de água despejado na rede pública. Durante esta etapa, embora os usuários não tenham relatado problema no desempenho das bacias sanitárias, o monitoramento dos dados revelou a necessidade de acionamentos sucessivos em algumas residências. Desta forma não é possível afirmar que a utilização de bacias sanitárias de 4,8 litros por descarga não causa impacto no desempenho do sistema de esgotos sanitários.

Introdução

O Brasil possui a maior disponibilidade hídrica entre as 10 maiores economias do planeta, entretanto, em função da má distribuição dos recursos hídricos pelo País atrelada à ocupação desordenada, as regiões com maior população possuem a menor disponibilidade hídrica e maior quantidade de carga orgânica lançada nos corpos d’água.

A tabela 1 abaixo, mostra a relação entre o Produto Interno Bruto – PIB e a disponibilidade hídrica das 10 maiores economias do mundo.

(…)

Autores: Ricardo Reis Chahin e Diego Almeida Dias.

ÚLTIMOS ARTIGOS: