BIBLIOTECA

Estudo sobre a aplicabilidade e tratamento da água cinza nas edificações

Resumo

O conceito de desenvolvimento sustentável propõe o uso dos recursos naturais de maneira equilibrada e sem prejuízos para as futuras gerações. Neste contexto, a inclusão do paradigma de conservação da água nos sistemas prediais torna-se fundamental para a sustentabilidade dos recursos hídricos. Dentre as ações de conservação da água, o reuso da água destaca-se por meio da implantação de sistemas de reciclagem das águas servidas nas edificações. Assim sendo, o uso das águas cinza envolve cuidados, em especial no se refere ao tratamento e a operação e manutenção das estações de tratamento de água cinza – ETAC. Neste sentido, este trabalho tem por objetivo investigar a aplicabilidade e o tratamento da água cinza nas edificações.

Introdução

O desenvolvimento de práticas que objetivam a conservação da água são medidas importantes para o gerenciamento dos recursos hídricos. As ações de conservação da água nas edificações incluem o uso racional e a procura por fontes alternativas, como o reuso das águas servidas e o uso da água de chuva.

“Uma melhor gestão dos recursos hídricos urbanos, incluindo a eliminação de padrões de consumo insustentáveis pode dar uma contribuição substancial à mitigação da pobreza e a melhora da saúde e da qualidade de vida dos pobres das zonas urbanas e rurais” (AGENDA 21, 2001).

Estabelecer uma política de exploração racional dos recursos hídricos é fundamental para garantir o acesso à água das populações urbanas.

Portanto, reutilizar as águas servidas representa diretamente economia de água potável e de energia elétrica e ainda reduz a geração de esgoto, indiretamente contribui para a preservação dos mananciais de água através da redução da captação de água e do lançamento de esgoto sanitário, além redução no consumo de energia (GONÇALVES, 2006).

Neste contexto, o uso da água cinza é crescente em países como: Japão, Austrália, Canadá, Reino Unido, Alemanha e Suécia. No Brasil a água cinza tem sido objeto de diversos estudos a fim de embasar o gerenciamento do seu uso em edificações. È necessário considerar além das questões sanitárias, ligadas a saúde pública, aspectos relacionados ao licenciamento, operação e manutenção dos sistemas de reuso nas edificações.

Assim sendo, este trabalho tem por objetivo investigar a aplicabilidade e o tratamento da água cinza nas edificações.

Autores: Margolaine Giacchini.

 

leia-integra