BIBLIOTECA

Importância da prática do estágio curricular na formação do profissional em meio ambiente

Resumo

O Estágio Curricular Supervisionado (ECS) tem como principal objetivo complementar o ensino ministrado em sala de aula, configurando-se assim como um instrumento de compreensão, aplicabilidade e reflexão das teorias estudadas durante o curso. Partindo do pressuposto de que é no estágio que o discente é colocado diante da realidade profissional e obtém a noção do que, enquanto profissional da área em questão, irá encarar no seu cotidiano, o presente artigo traz um estudo que investiga e reflete sobre a importância do ECS na formação profissional em Meio Ambiente, onde buscou-se a fundamentação teórica por meio de uma revisão de literatura da área e realizou-se entrevistas com os acadêmicos-estagiários, com o professor orientador e com os empregadores para a coleta de dados e informações pertinentes ao estudo. A discussão dos resultados levou os autores a concluir que o estágio possibilita ao futuro profissional ambiental adquirir previamente o conhecimento prático na área, identificar-se com a futura profissão, estabelecer relações pessoais e, principalmente, colocar em vigor as relações da teoria vista em ambiente acadêmico.

Introdução

Nas últimas décadas, a preocupação do homem com relação ao meio ambiente tem levado ao desenvolvimento de procedimentos para a avaliação e ordenamento das atividades humanas impactantes sobre o meio ambiente em diversos países, bem como a inclusão dos recursos naturais e o próprio meio ambiente na agenda prioritária para o planejamento político e econômico dos governos.

Nessa perspectiva, surge a figura do profissional em Meio Ambiente, que colabora, coleta e interpreta informações de laudos, relatórios e estudos ambientais, auxilia na execução de Sistemas de Gestão Ambiental (SGA), atua na organização de programas de Educação Ambiental e identifica e analisa as consequências das intervenções ambientais, bem como operacionaliza a execução de ações que controlem e mitiguem seus efeitos.

Assim como na maioria dos cursos técnicos e superiores, o Estágio Curricular Supervisionado (ECS) é, por exemplo, requisito para aprovação e obtenção de diploma no curso técnico em Meio Ambiente, em especial os ofertados pelas Instituições Federais (IFs). As práticas profissionais podem ser desenvolvidas integralmente na escola ou em empresas da região, por meio de simulações, experiências, ensaios e demais técnicas de ensino que permitam a vivência dos alunos em situações próximas da realidade do setor produtivo.

Com importância salientada desde décadas atrás, o estágio é visto como uma oportunidade para aplicar os conhecimentos adquiridos na instituição de ensino e adquirir vivência profissional na área de atividade, tanto no aspecto técnico, como no de relacionamento humano.

Com o objetivo de fomentar um estudo reflexivo acerca da importância do ECS na formação do profissional em Meio Ambiente, este trabalho, ainda que realizado em momentos distintos, foi executado em etapa única. Nela, através de entrevistas, buscou-se informações acerca dos anseios e perspectiva para o estágio, desafios enfrentados e contribuições do estágio para a formação do profissional em Meio Ambiente, evidenciando através da experiência profissional dos autores que a prática do estágio foi de suma importância para a formação.

Autores: Pedro Filho Mendes de Oliveira; Mohara Vitória Brito Gomes; Paula Mendes de Oliveira e Camila Rosa da Silva Takada.

ÚLTIMOS ARTIGOS: