BIBLIOTECA

Diagnósticos em redes coletoras e ramais domiciliares de esgotos

Resumo

A Unidade possui uma Célula de esgotos e equipes de diagnóstico, que concentram todos seus esforços em vistoriar as tubulações de esgotos nos setores, quadras, bacias ou sub bacias dentro da Unidade em uma área de 61,15 Km², com 1.066.498,68 metros de redes e 89.923 ligações de esgotos. As vistorias e diagnósticos são concentrados em regiões com maiores incidências de obstruções, tanto em ramais e/ou ligações de esgotos, como em redes coletoras de esgotos. O diagnóstico consiste em realizar varreduras através de lavagens, limpezas, testes de corantes, mapeamentos e filmagens em redes e ramais de esgotos.

A adoção dessa prática de gestão resultou em uma redução expressiva nas ocorrências e reincidências de obstrução em ramais de esgoto.

Introdução

Com uma sociedade cada vez mais dinâmica e exigente a Unidade se preocupou em organizar processos de gestão de operações para alcançar melhores resultados através do gerenciamento de recursos e aperfeiçoamento dos processos.

O sistema de coleta de esgoto sanitário é de fundamental importância à população pois tem relação direta com a saúde pública, além da sua relevância econômica. Problemas no sistema de coleta de esgotos podem causar refluxo de esgoto no interior dos imóveis e transbordamento de esgoto nas vias públicas através dos poços de visita que atinge os corpos d’água através do sistema de drenagem de águas pluviais, causando sérios prejuízos à saúde e ao meio ambiente, além dos prejuízos financeiros com danos materiais e morais que podem ocorrer. E para atender a necessidade da população a Unidade vem investindo cada vez mais em equipamentos com tecnologia de ponta e especialização de mão de obra da sua força de trabalho.

Autores: Osmar Brandão dos Santos; Clodogildo Lacerda da Silva e Gabriel da Silva Leite.

ÚLTIMOS ARTIGOS: