BIBLIOTECA

Diagnóstico ambiental da microbacia: afluente do córrego do limoeiro em Presidente Prudente – SP

Resumo

A microbacia do córrego do Limoeiro localizado em Presidente Prudente – SP, que deságua no Balneário da Amizade, contribui com uma pequena vazão para o abastecimento da rede de distribuição em casos de emergência do município. O presente trabalho tem por objetivo o diagnóstico ambiental da área, proporcionando o levantamento de aspectos e impactos que abrange o meio social, ambiental e econômico. A metodologia foi baseada em análises físicas, químicas, biológicas e as intervenções antrópicas no local, sendo posteriormente comparado os dados com os manuais de métodos, legislações pertinentes ou orientações acadêmicas. Com os resultados obtidos das análises realizadas, foi possível correlacionar e interpretá-los, propondo medidas mitigadoras ou compensatórias para melhoria e manutenção do local, visando o planejamento e gestão adequada.

Introdução

Diagnóstico ambiental faz parte do planejamento que envolve três importantes fases, sendo elas a obtenção de dados de entrada, análise integrada e formulação de indicadores que auxiliará para as tomadas de decisões (SANTOS, 2009).

Neste contexto entende-se que os dados de entrada são apresentados de forma simples para facilitar a compreensão do meio; a análise integrada é avaliada pelos aspectos físicos e biológicos que estão diretamente associados às atividades humanas, sociais e econômicas como a demografia, condições de vida da população, entre outros; e os indicadores das tomadas de decisões são apresentados pelos aspectos jurídicos, institucionais e de organização política (SANTOS, 2009).

Autores: Alessandra De Oliveira Alves Correia; Ana Beatriz Ribeiro Nobre; Elson Mendonca Felici; Yeda Ruiz Maria; João Vitor Alves Peronde e Michele Rodrigues Prestes.