BIBLIOTECA

Desenvolvimento de um protótipo de dessalinizador solar para uso residencial e pequenas empresas

Resumo

O projeto tem como objetivo o desenvolvimento de um dessalinizador solar, utilizando o calor gerado pelos raios solares para ocorrer o processo de dessalinização da água salobra captada através de poços artesianos, açudes, chuvas acidas, água não consumível pelo ser humano e até mesmo água do mar, sendo empregado em ambientes residenciais, tais como: lavagem de quintal, louça, de roupas, banho, consumo enfim suprindo toda as necessidades do ser humano. Tendo como vantagem seu custo benefício que está atrelado a um padrão econômico viável ao consumidor final. Sabendo da escassez de água em determinadas regiões, esse projeto é uma ótima opção para sustentabilidade da água, assim o serviço doméstico não terá consumo desnecessário de água assim não teriam necessidade de utilizar a água potável para determinadas atividades domésticas. No município onde foi desenvolvido a pesquisa, a precipitação de chuva tem escalas relevantes em estudos sobre precipitação atmosférica realizados no estado de São Paulo, além disso o município é situado no Vale do Paraíba, localidade onde consiste um cenário relevante de indústrias nacionais e multinacionais, tirando conclusão que é eficaz para os habitantes que no município residem, e também para as indústrias situadas no local. O projeto apresentou resultados relevantes para um protótipo de pequeno porte.

Introdução

Contexto Social Aplicado a Engenharia

O social como fator para pesquisa didática aplicada à escola leva ao estudo, contribuição e a soluções de grandes problemas como: aprendizado instrumental básico, integração de deficientes, relações de aula e organização de classes, avaliação dos alunos e programas, um currículo que enfoque questões abertas e flexíveis, atuantes nas mais diversas frentes de pesquisa e educação e a formação de professores na fase inicial e permanente (LEITE, 2011).

A escola e seus profissionais estão sendo motivados a buscarem alternativas pedagógicas mais próximas da realidade de seus alunos, hoje, cada vez mais ligados e interligados às mídias e redes sociais, com acesso a todo tipo de informação conhecimento (SILVA et al., 2016).

Assim, instituímos na educação abordagens interdisciplinares do currículo e do conhecimento em geral com reivindicações do conhecimento da unidade para a construção do conhecimento geral (LEITE, 2011).

Autores: Thiago Averaldo Bimestre; Ramon Oliveira Borges dos Santos; Luiz Felipe Freire Honorato; Lincoln de Oliveira Gomes; Pedro Henrique Colman Prado e Fernando Henrique Almeida de Oliveira.

leia-integra